App para celulares faz mapa colaborativo de todas as árvores de São Paulo - São Paulo São


Disponível gratuitamente na App Store Apple e na Play Store Android, o app Viva Floresta está mapeando, de maneira colaborativa, as árvores nativas da Mata Atlântica na Grande São Paulo. O GPS e a câmera do smartphone permitem cadastrar uma árvore em poucos cliques _mesmo que você não saiba o nome o nome de sua espécie.

No melhor espírito de crowdsourcing, como acontece na Wikipedia, outro usuário pode complementar posteriormente as informações, como nome popular e nome científico. Para tanto, é necessário que as fotos mostrem claramente a árvore inteira e alguns de seus detalhes, como folhas e, se possível, flores e frutos. Em breve mapas de outras capitais brasileiras serão incluídas.

 

Screen Shot 2015-09-21 at 23.55.11Screen Shot 2015-09-21 at 23.55.11

 

Com esse mapa, além de registrar necessidade de cuidados como podas e combate a pragas, fica mais fácil para os amantes de árvores nativas coletar sementes e produzir suas próprias mudas.  Só dentro de São Paulo há mais de 600.000 árvores nativas como Ipês, Quaresmeiras e Sibipirunas, entre dezenas de outras espécies.

O aplicativo Viva Floresta utiliza a plataforma Open Tree Map, criada na Califórnia com o apoio do Departamento Nacional de Agricultura dos EUA. Essa plataforma já é usada em 18 cidades nos Estados Unidos, Inglaterra e México.

O mapa também pode ser acessado através de computadores pessoais, na interface web disponível no: http://www.vivafloresta.org/saopaulo.

Ricardo Anderáos no Viva Floresta.