'São Paulo Tech Week' promove atividades de inovação e empreendedorismo na cidade - São Paulo São


A partir da próxima terça-feira (3) até segunda (9), a capital paulista sediará a primeira edição da São Paulo Tech Week (SPTW), com mais de 60 atividades relacionadas a tecnologia, inovação e empreendedorismo, distribuídas por várias regiões da cidade. Iniciativa das agências de promoção de investimento da Prefeitura, SP Negócios, e do Governo do Estado, Investe SP, o evento tem a expectativa de reunir mais de 10 mil pessoas em oficinas, cursos, debates, competições, hackatonas, palestras e exposições.

A maioria das atividades é gratuita e aberta ao público, porém, algumas requerem inscrições prévias. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site da SPTW.

O evento conta com patrocínio de empresas multinacionais e tem o objetivo de estimular a cultura de inovação e inspirar a geração de novos talentos, além de reforçar a posição estratégica de São Paulo como hub global do setor. A cidade é a melhor opção para quem deseja criar uma startup de tecnologia na América Latina, de acordo com o estudo Global Startup Ecosystem Ranking 2015. Segundo a Associação Brasileira de Startups, mais de mil startups estão concentradas no Estado de São Paulo, sendo a maior parte na capital paulista, que também tem 30% da mão de obra de tecnologia do país.

“Com a SPTW, temos a materialização de mais uma iniciativa de difusão da cultura de inovação na cidade de São Paulo. A SP Negócios cumpre sua obrigação de reunir e articular os agentes privados em cooperação e parceria com o poder público”, afirmou o presidente da SP Negócios, Rodrigo Pirajá, durante a cerimônia de abertura do evento, na noite de quarta-feira (28), no auditório IT Mídia.

“Essa é a escolha certa e o momento certo. Não poderia haver ambiente melhor e momento melhor para fazer isso. Olharmos para frente e para as possibilidades”, disse o diretor da Investe SP, Sérgio Costa.

Entre os dias 6 e 8 de novembro, a comunidade de Paraisópolis, na zona sul, receberá o Startup Weekend to Improve Lives. Com apoio do Google for Entrepreneurs e do BID, o evento busca inspirar a comunidade a aplicar seus talentos e habilidades para criação de soluções para os problemas locais. 

A Biblioteca Cora Coralina, em Guaianazes, na zona leste, recebe uma edição da RodAda Hacker, que oferecerá oficinas de programação para meninas e mulheres e na região do Campo Limpo, na zona sul, o “Arrastart” organizará oficina maker para jovens da região. Na Avenida Paulista, cartão-postal da cidade, ocorre o Paulista Hack, com palestras, apresentações de startups e networking no vão do MASP.

“A tecnologia tem que ser inclusiva não apenas na quantidade de pessoas, mas tem que incluir o país, permitir que pessoas de fora de São Paulo venham para cá, que se sintam atraídas para vir para nossos estado e cidade, e também para que mulheres participem mais, mais e mais, porque ao abraçar a diversidade, vamos fazer com que todos estejam participando”, disse o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho. Ele participou da palestra “O futuro da tecnologia: principais tendências e oportunidades de impacto”, junto com diretores de outras companhias durante a cerimônia de abertura da SPTW.

Outro grande evento da programação da São Paulo Tech Week acontecerá nos dias 3 e 4, na sede da Fecomércio, quando a cidade receberá a Conferência Anual de Startups (CASE), maior encontro de startups e empreendedorismo da América Latina. A conferência contará com mais de 25 palestrantes, com nomes internacionais como Andrea Barrica, da 500 Startups/InDinero, Luis Samra, do Evernote, e Morten Primdahl, da Zendesk. 

“Com todos os desafios e dificuldades, a Prefeitura vem se esforçando paratentar ajudaras empresas que estão em seu início. Tenho orgulho e satisfação com esse evento, que já é um sucesso extraordinário”, disse o secretário municipal de Finanças, Rogério Ceron.

“São Paulo é um polo, temos aqui um manancial de conhecimento que é muito importante, mas o desenvolvimento de mão de obra qualificada está nas nossas mãos em uma parceria com estado, Governo Federal e as cidades”, afirmou presidente da IBM Brasil, Marcelo Porto.

A primeira São Paulo Tech Week conta com patrocínio da Totvs, Buscapé, IT Mídia, e Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), com organização do BID, Startup Brasil, Samsung, IBM, Intel, Ambev, Assespro, ABStartups, SEBRAE-SP, LabProdam e Berrini Ventures.