'Uber dos Caminhões', startup brasileira é considerada uma das mais inovadoras do mundo - São Paulo São

User Rating: 0 / 5


Criado pelo empreendedor brasileiro Carlos Mira, o aplicativo TruckPad é uma espécie de “Uber dos caminhões”. O serviço prestado pela empresa conecta caminhoneiros autônomos a cargas em todo o Brasil, de modo direto, sem a necessidade de passar pelos intermediários, conhecidos como Agentes de Cargas.

Esse movimento faz com que os caminhoneiros sejam mais eficientes e o trabalho mais rentável, já que andam menos tempo com o caminhão vazio e não precisam pagar comissão para os agentes, que ficam com até 30% do valor do frete.

Antes, na maioria das vezes, os caminhoneiros autônomos levavam uma carga até alguma localidade do país e voltavam para casa vazios. Com o TruckPad, essa história é diferente porque o aplicativo fornece informações antecipadas para que o motorista programe a sua viagem, encontre uma carga no caminho de volta e fature até 50% a mais.

Além do aumento de receita, os caminhoneiros também economizam tempo e combustível, tornando seu negócio mais rentável.

O mercado de cargas movimenta no Brasil cerca de R$ 240 bilhões por ano e existem aproximadamente 1 milhão de caminhoneiros autônomos. Navegando nesse mar de oportunidades, a TruckPad já contabiliza quase 500 mil usuários no aplicativo e já intermediou quase R$ 1 bilhão em contratação de cargas para caminhoneiros autônomos.

A TruckPad foi considerada, no final do ano passado, a startup mais inovadora do mundo no Vale do Silício, berço das maiores empresas de tecnologia do mundo. De lá pra cá, receberam diversos aportes de investimento e prêmios importantes, como da Endeavor e do Lide Futuro.

Carlos Mira, fundador da empresa, vai contar a sua história de sucesso no Accelerator Day, evento do StartSe que tem o objetivo de acelerar negócios inovadores. Para participar desse encontro, inscreva-se clicando aqui.

***
Júnior Borneli, StartSe na Infomoney.