Prefeitura lança primeira Unidade Móvel de Cidadania LGBT - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), entrega à população no dia 29 de junho a primeira Unidade Móvel de Cidadania LGBT. O veículo (uma van Renault/Máster) é equipado e adaptado para realizar até três atendimentos simultâneos a vítimas de homofobia e tem investimento anual de R$ 261.993,60. A Unidade Móvel funcionará no Largo do Arouche, de quinta-feira a domingo, das 18h às 23h, podendo circular por outros espaços da região central.

A Unidade Móvel é a Meta 61 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo. Estão previstas a inauguração de outras quatro Unidades, cada uma ligada a outros quatro Centros de Cidadania LGBT regionalizados, que serão inaugurados até o final de 2016.

Além de atender vítimas de homofobia, o veículo também está adaptado para divulgar serviços e programas da Coordenação de Políticas LGBT, como o Centro de Cidadania LGBT, o Plano de Saúde Integral e o Programa Transcidadania. Haverá ainda a articulação com a Base Permanente da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e policiamento da região para reforço na segurança e inibição de casos de agressão e violência.

A escolha do Largo do Arouche como base para a Unidade Móvel deve-se ao grande movimento de público e estabelecimentos privados de socialização LGBT, como bares, boates, saunas, entre outros. Por essa característica, o local tem se tornado um ponto de turismo LGBT, inclusive sendo citado em Guias especializados e recebendo, anualmente, turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Aos finais de semana, dezenas de jovens, especialmente de regiões periféricas da cidade, se reúnem no local em busca de diversão.

 



Atividades específicas 

A Unidade Móvel de Cidadania LGBT ainda prestará outros serviços à população, como a realização de teste de fluido oral para HIV, a distribuição de material e atividades de orientação sobre Direitos e Políticas Públicas existentes, funcionando como ponto fixo de divulgação dos serviços de saúde, assistência social e promoção dos direitos humanos, a realização de atividades educativas e culturais, como exibição de curtas e videoclipes de campanhas da Prefeitura, e a formação de redes de acolhimento e sensibilização nos equipamentos públicos, envolvendo prioritariamente o Centro de Referência da Diversidade e o Centro de Cidadania LGBT - Arouche.

Serviço:
Lançamento da Unidade Móvel de Cidadania LGBT.
Dia 29 de junho, 10h. Em frente ao Edifício Matarazzo.

Fonte: Portal da Prefeitura.