'Se Liga na Praça' organiza mutirões de revitalização em SP - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

Projeto contemplado pelo edital Redes e Ruas organiza mutirão, neste final de semana, para transformar a Praça do Samba, em Perus, em espaço de integração.

'Se Liga na Praça' é o nome do movimento que reúne três coletivos da cidade em um projeto prazeroso e desafiador: conectar pessoas que frequentam, moram, estudam ou trabalham ao redor de duas praças da cidade para devolver a estes espaços públicos o que ele tem de melhor: seu caráter comunitário e sua recriação como lugar de lazer, debate e inclusão.

Os coletivos são Movimento Boa Praça, Acupuntura Urbana e Atados. Eles carregam trajetórias diferentes nas áreas de intervenção urbana, organização comunitária e articulação de redes de voluntários. As praças estão localizadas em duas regiões da cidade: a Conde Francisco Matarazzo Jr fica na Água Branca, na zona oeste, e a Praça do Samba, em Perus, zona norte.

Redes e Ruas - O 'Se Liga na Praça' é um dos 59 selecionados pelo edital Redes e Ruas 2014, lançado pelas secretarias de Cultura (SMC), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Serviços (SES) da Prefeitura de São Paulo para apoiar projetos de inclusão, cidadania e cultura digital. O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro, na praça Conde Francisco Matarazzo Jr.
Em abril, o local ganhou pinturas, mesa de piquenique, brinquedo de bambu, arvorismo, brinquedos para cachorros e sinalização, por meio de mutirão que juntou vizinhos da praça, pessoas que trabalham por perto, funcionários da subprefeitura da Lapa, moradores de rua da região e pessoas de outros lugares da cidade que toparam ajudar, animadas com a ideia.

Para fortalecer a rede comunitária no entorno das duas praças, a equipe do projeto montou também um canal (atados.com.br/ato/mutirao-comunitario) dentro da plataforma social Atados, que conecta voluntários a instituições para unir pessoas que tenham algo para doar (materiais, serviços, talentos) com iniciativas que precisem desses recursos para ativar ou ressignificar espaços públicos. O canal tem um mapa com os recursos e serviços georreferenciados e filtros de pesquisa por categoria para tornar mais eficiente o contato entre doadores e beneficiados.

Praça do Samba

Neste próximo final de semana, dias 4 e 5, o mutirão acontece na Praça do Samba, em Perus. O espaço já vem recebendo ações do projeto desde o início de maio, com mapeamento do entorno, articulação dos agentes locais e reuniões abertas onde os participantes compartilham ideias, avaliam necessidades e encaminham soluções para a praça. Nos encontros, além da formulação coletiva de um projeto para o espaço, são organizadas atividades de interação e lazer e oficinas de formação.

Atividades do 'Se Liga na Praça', na Praça do Samba: de Tai-chi a conserto de bikes.

Para o mutirão na Praça do Samba estão previstas, entre outras coisas, criação de mosaicos e pinturas, construção de um parquinho e almoço coletivo. A ação acontece em Perus, mas o convite se estende à cidade inteira! Para acompanhar passo a passo essa movimentação, confira a página do grupo A Praça do Samba dos Sonhos que apresenta informações para os interessados em participar como voluntário.

Mutirão do 'Se Liga na Praça'
Dias 4 e 5/7, 9h às 18h
Praça do Samba
Rua Mogeiro, 145, Perus.

Fonte: Portal da Prefeitura.