Linha que liga São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos tem viadutos concluídos - São Paulo São

Os  dois viadutos estaiados das obras de implantação da Linha 13-Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, serão concluídos nessa primeira semana de fevereiro. Foram implantadas as aduelas de fechamento que interligam os viadutos ao restante da base da via, unificando todo o trajeto de 12,2 quilômetros. 

Com o trem expresso, será possível fazer o trajeto do centro de São Paulo até a estação que ficará próxima ao aeroporto em cerca de 35 minutos. Foto: CPTM.Com o trem expresso, será possível fazer o trajeto do centro de São Paulo até a estação que ficará próxima ao aeroporto em cerca de 35 minutos. Foto: CPTM.Agora, serão finalizados os serviços da via permanente como execução de laje, instalação e solda dos trilhos e instalação do sistema de rede aérea (responsável por repassar a energia para os trens circularem) e a implantação do sistema de sinalização. Em seguida, serão feitos os testes com composições vazias para a linha iniciar a operação no final de março deste ano. Cerca de 2.100 trabalhadores estão envolvidos nas fases finais das obras.

Primeira ligação de transporte sobre trilhos com a região de Guarulhos, a Linha 13-Jade beneficiará a população que mora, trabalha ou estuda naquela cidade, além de ser uma nova opção de transporte para acessar o aeroporto internacional, de forma mais rápida e econômica, atendendo aos turistas e aos profissionais que vêm a São Paulo a negócios.  A projeção indica que a nova linha deverá atender inicialmente cerca 130 mil passageiros por dia útil.

Com um total de 12,2 km de extensão, a Linha 13-Jade terá três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap (novas) e Engenheiro Goulart, que é o ponto de integração com a Linha 12-Safira e foi totalmente reconstruída e já está em operação desde agosto do ano passado.

Cerca de 2.100 trabalhadores estão envolvidos nas fases finais das obras. Foto: Gilberto Marques/ Máquina CW.Cerca de 2.100 trabalhadores estão envolvidos nas fases finais das obras. Foto: Gilberto Marques/ Máquina CW.Foram implantadas as aduelas de fechamento que interligam os viadutos ao restante da base da via, unificando todo o trajeto. Foto: Gilberto Marques/ Máquina CW.Foram implantadas as aduelas de fechamento que interligam os viadutos ao restante da base da via, unificando todo o trajeto. Foto: Gilberto Marques/ Máquina CW.O investimento total é de R$ 2,3 bilhões, dos quais R$ 1,1 bilhão veio da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) para implantação das obras civis e parte dos Sistemas de Energia, Telecomunicações e Sinalização. O BEI (Banco Europeu de Investimento) financiou R$ 316 milhões para aquisição de material rodante. A obra também conta com R$ 425 milhões do BNDES e o restante está sendo realizado com recursos do Governo do Estado.

Quando a Linha 13 começar a operar, a partir do final de março, serão utilizados os novos trens do lote de 65 unidades que estão sendo entregues. A partir de 2019, quando as oito composições com bagageiros começarem a chegar, elas substituirão esses trens.

Com o trem expresso, será possível fazer o trajeto do centro de São Paulo até a estação que ficará próxima ao aeroporto em cerca de 35 minutos – um tempo quase três vezes menor do que atual para quem faz o mesmo percurso de transporte público.

Segundo informações da CPTM, a concessionária que gerencia o aeroporto oferecerá um serviço gratuito de ônibus entre a estação Aeroporto-Guarulhos e os terminais.

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Fonte: Portal do Governo de São Paulo.



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