Roteiro resgata importância histórica da região da Cracolândia, no centro de São Paulo - São Paulo São

O Projeto Subcentro criou 3 passeios exclusivos durante o ano para conhecer a história da região de Campos Elíseos, Barra Funda e Bom Retiro, sua importância para a cidade e para o país e entender aspectos contemporâneos tanto locais como de escala nacional.

O primeiro roteiro acontecerá sábado próximo dia 23/6 e terá como foco o bairro de Campos Elíseos, que no final do século XIX tornou-se local de moradia das pessoas mais ricas e influentes do Brasil.

Com a abolição da escravidão e a passagem do status de Monarquia para República, este pequeno grupo de poderosos ávidos pelo progresso idealizou uma nação com características de Europa - cuja linha científica predominante era a eugenista, aspecto que teria grande influência no pensamento para o embranquecimento da população brasileira. Eram figuras muito poderosas a ponto de construírem bairros e ferrovias para seus negócios - qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência - e até o final dos anos 1930 definirem os rumos políticos, econômicos, urbanísticos e sociais do país. 

O Liceu Coração de Jesus é uma instituição de ensino, localizada no bairro dos Campos Elíseos, na região da Luz. Foto: Divulgação.O Liceu Coração de Jesus é uma instituição de ensino, localizada no bairro dos Campos Elíseos, na região da Luz. Foto: Divulgação.

Com o Palácio do Governo do Estado localizado no bairro, a região também foi palco de batalhas - cujas marcas podem ser vistas na fachada do Liceu Coração de Jesus, colégio construído para educar filhos dos ex-escravos, dos imigrantes e dos barões de café. Figuras importantes como Heitor Villa-Lobos e Grande Otelo estudaram ali - e este último conta inclusive com um museu em sua homenagem no Liceu. Mais tarde a região recebeu a antiga estação rodoviária da cidade, que nos anos 1960 e 1970 foi palco da chegada de milhares de migrantes do norte, nordeste e interior do país, alterando o comércio, o trânsito e o perfil da região. 

Fachada principal do Palácio Campos Elíseos, futura sede do Sebrae voltada para economia criativa em São Paulo. Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress.Fachada principal do Palácio Campos Elíseos, futura sede do Sebrae voltada para economia criativa em São Paulo. Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress.

O passeio será também uma oportunidade de conhecer o interior do luxuoso Palácio Campos Elíseos (residência do cafeicultor e político Elias Chaves até 1917 e depois Palácio do Governo do Estado até 1967), que abriga o Centro Nacional de Referência e Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa do Sebrae, aberto este ano. Também vamos passar por locais históricos, o entorno da antiga rodoviária, visitar casarões tombados e entrar em construções como Estação Julio Prestes, Casarão Dino Bueno e Santuário Coração de Jesus.

De arquiteto desconhecido, o palacete de Dino Bueno foi projetado em estilo eclético e composto de duas edificações (casa principal e anexo). Foto: São Paulo Antiga.De arquiteto desconhecido, o palacete de Dino Bueno foi projetado em estilo eclético e composto de duas edificações (casa principal e anexo). Foto: São Paulo Antiga.As inscrições devem ser feitas até dia 17/6. Uma experiência para conhecer fatos históricos e de um passado recente que dará respostas para compreender tanto a atualidade da região como do país. 

Sobre o Subcentro

Agentes de cultura e economia criativa na região de Campos Elíseos. Imagem: Caru Albiquerque.Agentes de cultura e economia criativa na região de Campos Elíseos. Imagem: Caru Albiquerque.

O Projeto Subcentro quer fortalecer a economia criativa, a história e as instituições culturais ao mesmo tempo em que propõe soluções para as demandas ambientais e urgências sociais do território de Campos Elíseos, parte da Barra Funda e Bom Retiro. Em 2017 o Subcentro mapeou mais de 200 agentes da cultura e economia criativa na região. O conceito do Subcentro é valorizar outros polos da cidade além do central e mais conhecido.

Sobre o Guia

Marcos Marsulo é um dos maiores historiadores da história da cidade de São Paulo, graduado e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Consultor nas Áreas de Cultura, Turismo e Artesanato, participou de projetos de desenvolvimento no Estado de São Paulo, realizados pelo Sebrae São Paulo, nos quais também atuou em oficinas e palestras para a formação de empreendedores e gestores culturais. Idealizador do programa de turismo cultural e histórico VISIT SP - tour histórico, desenvolvido pela Estação História.

Serviço

Interior do luxuoso Palácio Campos Elíseos, sede do Governo do Estado até 1967. Foto:Caru Albuquerque.Interior do luxuoso Palácio Campos Elíseos, sede do Governo do Estado até 1967. Foto:Caru Albuquerque.Roteiro Subcentro I:

"Da Aristocracia Cafeeira ao Presente: Campos Elíseos"
Data: 23/6.
Horário: das 9h30 às 13h30. 
Início: Estação Julio Prestes - 9h30.
Chegada: Casa da Don'Anna - 13h30.

Percurso: Estação Júlio Prestes (interno); Monumento Duque de Caxias/Praça Princesa Isabel; Palácio dos Campos Elíseos/Sebrae (interno); imóveis na Av. Rio Branco; Liceu/Santuário Coração de Jesus (interno), Museu da Energia (casa Henrique Santos Dumont) (interno); Casa do Dino Bueno (interno); imóveis da Rua Guaianazes; e imóveis da Alameda Nothmannn.

Roteiro exclusivo desenvolvido pelo Subcentro em parceria com a Estação História.
Informações e inscrições: 11 9 8375-9121 (celular ou whatsapp). E-mail: [email protected]

Próximos roteiros
Roteiro Subcentro II - Barra Funda;
Roteiro Subcentro III - Bom Retiro.

Leia também: 

***
Com informações de Caru Albuquerque / Subcentro. *O São Paulo São é parceiro da iniciativa.



-->