Documentário ‘Tudo é Projeto‘, sobre a vida e a obra de Paulo Mendes da Rocha estreia em quatro capitais - São Paulo São

O documentário longa-metragem ‘Tudo é Projeto‘, sobre a vida e a obra de um dos arquitetos mais respeitados do Brasil e do mundo, Paulo Mendes da Rocha, terá estreia dia 14 de dezembro em São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Goiânia. O filme ganhou o prêmio do público de Melhor Documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Arquiteturas Film Festival de Lisboa.

Documentário "Tudo É Projeto" sobre Paulo Mendes da Rocha estreia em quatro capitais. Imagem: Divulgação.Documentário "Tudo É Projeto" sobre Paulo Mendes da Rocha estreia em quatro capitais. Imagem: Divulgação.

Tudo é Projeto é um documentário sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha contada na primeira pessoa com base em entrevistas com a sua filha, Joana Mendes da Rocha. Com quase 90 anos de idade, Paulo é hoje um dos mais importantes arquitetos no mundo, “um pensador cujas opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Num constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido”, refere a sinopse do filme.

Autor de obras no Brasil e no exterior, Paulo Mendes da Rocha coleciona medalhas, títulos e prêmios, dentre eles, o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. Para Paulo Mendes da Rocha, “uma cidade, antes de mais nada, é uma construção”.

Joana Mendes da Rocha propôs um filme sobre a vida e obra de seu pai, eternizando as sensações e sabedoria do mestre. Foto: Divulgação.Joana Mendes da Rocha propôs um filme sobre a vida e obra de seu pai, eternizando as sensações e sabedoria do mestre. Foto: Divulgação.

O filme (trailer oficial aqui) foi produzido pela Olé Produções com o apoio da Casa da Arquitectura cujo acervo este virá a integrar. Em 2015, Paulo Mendes da Rocha doouo projeto original do Museu dos Coches à Casa da Arquitectura, sendo um dos primeiros arquitetos a oferecer materiais originais para integrar a Coleção Arquitetura Brasileira – um vasto acervo de projetos, desenhos, maquetes e livros que conta a história da arquitetura moderna e contemporânea brasileira de 1930 até à atualidade.

"O objeto da arquitetura é a realização da cidade". Sesc 24 de Maio de Paulo Mendes da Rocha e MMBB . Foto: Flagrante."O objeto da arquitetura é a realização da cidade". Sesc 24 de Maio de Paulo Mendes da Rocha e MMBB . Foto: Flagrante.

Além da exibição no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, “Tudo é Projeto” foi exibido em diversos festivais europeus: Archictecture Film Festival Rotterdam, Lund International Archictecture Film Festival, Milano Design Film Festival e Istanbul International Architecture and Urban Film Festival. No dia 15/12, em que é celebrado o “dia do arquiteto”, o filme estará em Havana, Cuba, no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano. Na TV, o documentário estreou com exclusividade no Curta! em novembro. Em Brasília as sessões tem apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil do Distrito Federal, em Porto Alegre conta com o apoio do IAB-RS e em Goiânia da Revista Di Casa.

***
Com informações de Romullo Baratto no Arch Daily.