'Dá licença de contar': a bela história baseada nas músicas de Adoniran - São Paulo São

User Rating: 0 / 5


Adoniran Barbosa é uma figura única. Cantor, compositor, humorista e ator com um jeito extremamente pessoal de atuar em cada uma de suas vertentes artísticas. A maior de todas? Provavelmente a forma como mesclava as quatro em suas letras e músicas, potencializadas pela estética marcante do chapéu, gravata borboleta, bigodinho, voz rouca e sotaque bem paulistano – principalmente da Mooca, meo!

Dizer que a vida e obra de Adoniran dá filme é chover no molhado. Mas a grata surpresa é que a história tem tudo para ser extremamente bem contada na telona em breve. Em 2016, o filme com o artista como tema central deve ser finalizado. Mas antes disso, uma prévia sensacional do que deve estar por vir é “Dá licença de contar”, curta-metragem de Pedro Soffer Serrano que teve sua pré-estreia na noite desta segunda-feira (20), em São Paulo. O trabalho traz Paulo Miklos no papel principal, além de elenco formado por Gero Camilo, Gustavo Machado, Aisha Jambo, Caio Juliano e Zemanuel Piñeiro.

Ficcional, a história de cerca de 20 minutos de duração mostra Adoniran voltando ao bairro onde supostamente morou, na “Saudosa Maloca”, desencadeando uma série de lembranças. Cada passagem traz ligação a alguns dos principais clássicos do artista, como entre elas “Trem das Onze”, “Samba do Arnesto” e “Iracema”. As referências, algumas sutis e outras óbvias, remetem a importantes trechos e versos de cada uma das canções, do bilhete na porta do Arnesto às taubas que caía; da lâmpida às mariposa.

O filme agora passa por diversos festivais – o primeiro será o de Gramado –, até chegar à algumas salas de exibição e provavelmente a internet. Ele tem coprodução da Latitude Filmes e trilha da DaHouse Studio, do nosso Inspirador Lucas Mayer. Dá para seguir as novidades pela página do Facebook.

Se você é fã ou admirador de Adoniran, vale a pena cada minuto do curta. Se você ainda não conhece a obra do homem, dá licença de contar: tá na hora!

Assista o trailer: https://youtu.be/RZT6d9EP9Vg

Elenco: Paulo Miklos, Gero Camilo, Gustavo Machado, Aisha Jambo, Caio Juliano e Zemanuel Piñeiro
Direção e roteiro: Pedro Soffer Serrano.

Karan Novas no Inspirad.

PS: O filme tem duração de 15 minutos e é um projeto para o desenvolvimento de um longa-metragem, que deve começar a ser rodado em janeiro de 2016. Por enquanto, o curta-metragem está fazendo carreira em festivais – participa, por exemplo, da competição de Gramado, em agosto.