'Nósoutros', o novo trabalho autoral do fotógrafo Bob Wolfenson - São Paulo São


'Galeria'
é a seção do site da ZUM dedicada a ensaios e séries fotográficas. Abaixo, em primeira mão, uma prévia de 'nósoutros', o novo trabalho autoral de Bob Wolfenson.
 
bob um um umbob um um um
 Coney Island, 2013.
 
bob umbob um
 Cidade do México, 2015.
 
bob tresbob tres
 Londres, 2012.
 
bob quatrobob quatro
 Miami, 2013.
 
bob cincobob cinco
 Nova York, 2013.
 
bob seisbob seis
 Paris, 2014.
 

A ideia desta série me ocorreu em 2012, num passeio pela praia de Coney Island, nos arredores de Nova York. Ao iniciar o caminho de volta a Manhattan, observei com interesse os desconhecidos que aguardavam para atravessar a rua depois de um dia de lazer intenso sob o sol escaldante do verão nova-iorquino. A postura compartilhada de meros pedestres esperando o sinal abrir os tornava semelhantes, ao mesmo tempo que figurinos e tatuagens, anatomia, cor da pele e atitude (euforia ou introspecção) os distinguia. Fotografei-os com minha Leica de pequeno formato e guardei essas imagens como uma simples curiosidade de viajante. Mais tarde, ao revê-las em meu computador, surgiu a vontade de fotografar e organizar cenas como aquela mundo afora, ressaltando um dos mais marcantes paradoxos do ser humano, tão evidente naquele primeiro instante registrado: o de ser igual e diferente, o desejo de pertencer a um grupo e ao mesmo tempo querer se distinguir dele.

A ambição de criar painéis representativos de identidades humanas diversas porém genéricas me levou a vários países e populações. Um ano depois voltei a Coney Island, devidamente equipado com uma câmera de médio formato que tem como característica principal a excelente qualidade na definição das fotografias, pois a exposição ideal desse trabalho é em grandes ampliações, que permitam ao espectador passear os olhos pelas imagens e ver até o que o fotógrafo não enxerga quando dispara o obturador. Escolhi também fotografar grupos mais singulares, como os judeus ortodoxos de Crown Heights, os afro-americanos do Harlem, ambos em Nova York, bem como executivos engravatados chegando ao trabalho num típico dia de frio do inverno inglês, na City londrina. No mais, a maioria das fotografias foi feita a partir da procura fortuita de lugares onde o afluxo de transeuntes parecesse adequado ao meu intuito."

 

bob setebob sete Nova York, 2013.

 

bob oitobob oitoSantiago do Chile, 2013.

 

bob novebob noveLos Angeles, 2013.

 
bob dezbob dez
 Marrakesh, 2014.
 

"Ao postar a câmera numa travessia de pedestres e apontá-la para os que esperavam para cruzar, enfrentei uma desconfiança natural. Contudo, como esperava, reconheci manifestações da moda, transformações da vida urbana e a pluralidade étnica das grandes metrópoles – tudo emoldurado pelas cenas registradas e caracterizado pela condição climática de cada local, determinante para a escolha da roupa e para o estado de humor dos passantes.

O processo de realização das fotografias seguiu princípios rígidos: as tomadas foram sempre feitas em cruzamentos ou faixas de segurança, e as pessoas estavam de fato naqueles lugares, mesmo que não tenham sido fotografadas no mesmo momento em que as que aparecem a seu lado na cópia final. Fiz algumas montagens para ressaltar os pressupostos que me levaram a realizar esta ideia. Por mais racional que seja uma empreitada como esta, o imponderável estará sempre presente enquanto houver o instante fotográfico. Nos anos em que me dediquei a este trabalho, pude perceber claramente que quando se está com uma máquina fotográfica no meio da rua, mesmo que com um tripé e com conceitos específicos em mente, não se pode controlar muita coisa. A rua é viva e nos impõe essa vivacidade. (BW)///

 
bob onzebob onze
Lisboa, 2014. 

 
bob dozebob doze
São Paulo, 2015. 
 
 
bob trezebob treze
Barcelona, 2014. 

 
bob catorzebob catorze
 Paris, 2014.
 
Fonte: ZUM Revista de Fotografia.