Metrô de São Paulo inaugura três novas estações da Linha Lilás - São Paulo São

Durante a etapa de operação assistida, as três estações vão funcionar gratuitamente das 10h às 15h em um trecho de 2,8 km de linha. Foto: Metrô de São Paulo.Durante a etapa de operação assistida, as três estações vão funcionar gratuitamente das 10h às 15h em um trecho de 2,8 km de linha. Foto: Metrô de São Paulo.

Nesta quarta-feira (6), três novas estações da linha 5-Lilás do metrô de São Paulo serão inauguradas. São elas as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. A expectativa do metrô é de que mais de 60 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente seu funcionamento. As novas estações funcionarão, a princípio, somente em horário parcial, evitando os picos, e com entrada gratuita para os passageiros.

Durante a etapa de operação assistida, as três estações vão funcionar gratuitamente das 10h às 15h em um trecho de 2,8 km de linha. Nesse período, as estações serão apresentadas ao usuário de forma a garantir a segurança e o bom funcionamento dos terminais. O procedimento segue o padrão internacional para abertura de novas estações e a operação aumentará gradativamente até atingir funcionamento pleno.

As estações

Com profundidade de 24 metros, o equivalente a um prédio de oito andares, a estação Alto da Boa Vista possui 14 escadas rolantes, 11 escadas fixas, três elevadores, plataforma central e sanitários acessíveis em seus 13.158 m² de área construída que serão utilizados por cerca de 10 mil passageiros diariamente. A estação tem mezaninos inferior e superior com amplas aberturas que permitem ventilação e iluminação naturais,  desde a cobertura até as plataformas.

A estação Borba Gato tem 11.657 m² de área construída e 26 metros de profundidade. Poderá ser acessada tanto por quem vem da avenida Santo Amaro como pela avenida Adolfo Pinheiro. Há ainda outros dois acessos secundários. A estimativa é que 20 mil usuários por dia circulem na estação.

Localizada no cruzamento das avenidas Roque Petroni Júnior e Santo Amaro, a estação Brooklin tem 28 metros de profundidade e 13.151 m² de área construída. Terá dois acessos, duas plataformas laterais, 24 escadas rolantes, cinco elevadores, sanitários e bicicletário. Estima-se que 30 mil pessoas devam usar essa estação todos os dias.

Operários fazem as instalações finais na “bolha” da Estação Borba Gato Foto: Tiago Queiroz / Estadão.Operários fazem as instalações finais na “bolha” da Estação Borba Gato Foto: Tiago Queiroz / Estadão.A ampliação da Linha 5-Lilás foi concebida com novo conceito arquitetônico para as estações de Metrô, privilegiando a sustentabilidade e a integração da paisagem externa com os ambientes internos. Para isso, a Companhia utilizou elementos modernos, como vidros e claraboias, para levar mais conforto para os usuários e funcionários, valorizando a luz natural, o que também reduz o consumo de energia.

A ampliação da Linha 5-Lilás foi concebida com novo conceito arquitetônico para as estações de Metrô. Foto: Metrô de São Paulo.A ampliação da Linha 5-Lilás foi concebida com novo conceito arquitetônico para as estações de Metrô. Foto: Metrô de São Paulo.

Quando o restante da linha for entregue, serão transportadas cerca de 800 mil pessoas por dia. Denominada como linha da saúde, ela proporcionará ainda o acesso a importantes complexos hospitalares ao longo dos seus 20 quilômetros de extensão. As estações AACD-Servidor, Chácara Klabin, Eucaliptos, Hospital São Paulo, Moema e Santa Cruz devem ser abertas em dezembro. Somente a estação Campo Belo, no meio da linha, ficará para 2018.

Ainda para este ano, outras seis estações da linha devem começar a operar. Foto: Metrô de São Paulo.Ainda para este ano, outras seis estações da linha devem começar a operar. Foto: Metrô de São Paulo.A Linha 5 terá integrações com as linhas 1-Azul (na estação Santa Cruz) e 2-Verde (na Chácara Klabin) e vai oferecer aos usuários novas opções de transferências dentro do sistema, o que resultará na redistribuição da demanda de viagens. Além disso, a Linha 5 também terá integração com a futura Linha 17-Ouro, na estação Campo Belo. 

***

Com informações do Metrô de São Paulo.