‘Esquina a passeio‘ vai mostrar os projetos urbanos que mudaram o centro histórico de São Paulo - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

O ‘Esquina a passeio‘ quer que as pessoas possam olhar o centro histórico de São Paulo de uma maneira diferente. 

A ideia é fazer com que os participantes compreendam as várias identidades que o centro assumiu ao longo do tempo e possam também, conhecer in loco, as memórias que permanecem dos diferentes períodos da história da cidade.  

O passeio que promove no próximo domingo, pretende apresentar os projetos urbanos que transformaram os espaços, praças e avenidas do centro. Guiados pelo guia turístico Laercio Cardoso de Carvalho, os participantes vão percorrer as ruas no ritmo de pedestre, atentos às histórias e transformações da região que foi o berço da cidade.

O Esquina - Encontros sobre cidades, surgiu em 2015 com conversas gratuitas sobre cidades. No meio desse ano a equipe começou a organizar cursos e passeios, sempre tendo a cidade como foco. O Esquina é uma plataforma de conteúdo sobre cidades, que realiza encontros gratuítos, cursos e passeios. A programação tem curadoria da Mariana Barros, jornalista e, Eduardo Andrade de Carvalho, sócio da Moby Incorporadora.

Os primeiros passeios foram realizados pela região da Avenida Paulista e pelo bairro de Higienópolis tendo como guia, o arquiteto André Scarpa. Foram abordados temas como a arquitetura e a história de cada bairro. Participaram até 30 pessoas em cada um dos trajetos.

O passeio ao centro deste domingo será o primeiro orientado pelo guia turístico, Laercio Cardoso de Carvalho. O foco está voltado para os projetos urbanos que mudaram a paisagem do centro histórico de São Paulo, como por exemplo a Av. São João (foto da capa em 1951) com sua visível trasformação. A cada passeio, o tema muda.

O Guia 

Laercio Cardoso de Carvalho é guia oficial da “Caminhada Noturna pelo centro de São Paulo”, “Caminhada na Câmara Municipal” e “Passeios Argtour”. É autor do livro "Quando Começou em São Paulo? 458 respostas", lançado em 2012, onde relata outros pontos de vista da cidade de São Paulo, enfatizando o seu papel pioneiro em vários eventos nacionais e internacionais.

Roteiro

Ponto de encontro: Largo de São Bento, na porta da Igreja de São Bento.
Data: 10/9 - Domingo.
Horário: 9h - 12h (é necessário chegar com 15 minutos de antecedência).
Ponto de encontro: porta da Igreja - Largo São Bento, s/nº - Centro.
Foco: projetos urbanos que transformaram espaços como a Praça Antonio Prado e a Rua São João, a Praça da Sé e a consolidação dos calçadões do centro.
Final no ponto de início, às 12h.
Inscrições / vagas limitadas: https://www.eventbrite.com.br/e/esquina-a-passeio-projetos-urbanos-que-transformaram-o-centro-historico-de-sao-paulo-tickets-37105101357

***
Da redação com informação A Esquina.