São Paulo ganha novas ciclofaixas de lazer nas zonas leste e oeste da cidade - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

Na última quinta-feira (7), a cidade ganhou duas novas ciclofaixas de lazer: no eixo formado pela av. Brasil, rua Henrique Schaumann e av. Paulo 6º, na zona oeste, e no corredor composto por av. Calim Eid, viaduto Milton Leitão, av. José Pinheiro Borges e rua Eng. Sidney Aparecido de Moraes, na zona leste.

No caso da via na zona oeste, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ressalta que ela vai facilitar o acesso de ciclistas da avenida Sumaré, onde há uma ciclovia – via permanente para tráfego de bicicletas –, ao parque Ibirapuera.

Na zona leste, a nova faixa começa na avenida Calim Eid na altura da rua Catende e segue em direção ao Poupatempo Itaquera.

Novos Trajetos

Zona Leste - Extensão 4,2 km (ida e volta)

- Avenida Calim Eid, entre a Rua Catende e a Rua José Giordano;
- Viaduto Milton Leitão, entre a Rua José Giordano e a Rua Boipeva;
- Avenida José Pinheiro Borges, entre a Rua Boipeva e a Rua Engenheiro Sidney A de Moraes;
- Rua Engenheiro Sidney A de Moraes, entre a Avenida José Pinheiro Borges e a Rua Dr. Luís Aires.

Zona Oeste - Extensão 7,4 km (ida e volta)

- Avenida Brasil, a partir do Parque Ibirapuera até a Avenida Rebouças
- Avenida Henrique Schaumann, desde a Avenida Rebouças até a Rua Cardeal Arcoverde;
- Avenida Paulo VI, da Rua Cardeal Arcoverde até o cruzamento com a Rua Lisboa.

Fechamento
Ciclofaixa de Lazer da Guarapiranga, liga as ciclovias do Rio Pinheiros e do Parque Praia São Paulo, que contorna a Represa de Guarapiranga. Foto: Hélvio Romero / Estadão Conteúdo.Ciclofaixa de Lazer da Guarapiranga, liga as ciclovias do Rio Pinheiros e do Parque Praia São Paulo, que contorna a Represa de Guarapiranga. Foto: Hélvio Romero / Estadão Conteúdo.Já na Zona Sul, a ciclofaixa de lazer da Guarapiranga não funciona desde a última quinta. Ela tinha 11 km de extensão e ligava a ciclovia do Rio Pinheiros à da Represa Guarapiranga. Segundo a CET, ela foi desativada devido à baixa demanda e o trecho entre as avenidas Atlântica e Interlagos tem uma ciclovia permanente. Nesse trajeto, os ciclistas poderão continuar a utilizar as ciclovias e ciclofaixas existentes. 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) colocou avisos para informar sobre a mudança, mas ainda não retirou placas de sinalização.

Desde 2009

Criadas em 2009, as ciclofaixas de lazer são implantadas sempre aos domingos e nos feriados nacionais, entre as 7h e as 16h. Atualmente, a cidade tem 120,8 km de ciclofaixas. Com os dois novos trechos em funcionamento, a extensão passa para 126,6 km.

Importante lembrar que, nas vias em que a faixa é implantada, a velocidade máxima é reduzida para 40 km/h durante o tempo em que ela está ativa.

***
Da Redação.