Onde tem festa junina em São Paulo? - São Paulo São

Pelo terceiro ano seguido, jornalista faz listagem para reunir todas as festas juninas da cidade.

Junho está aí e não é lá uma má ideia passar todos os fins de semana do mês em festas juninas, não é verdade? Com certeza, essa é uma ideia que passa pela cabeça do jornalista Luiz Pattoli.


Em seu blog Churrasco Grego, ele mais uma vez promove a ambiciosa ideia de listar o maior número possível de festas juninas que acontecem em São Paulo, concorrendo seriamente com sites especializados em agenda cultural.

Como sempre, Pattoli cuida da listagem por puro amor ao esporte, já que não ganha um real pelo trabalhoso processo de checagem e busca – e de vez em quando até tem o trabalho “roubado” na cara dura por outros sites. Conversamos um pouco com Pattoli sobre sua missão: 

Quando pintou a ideia de fazer o guia e quantas edições você já fez? É um material que ganha muito acesso todo ano, te pedem sempre, não? 
Esse é o terceiro ano que eu faço. Há oito anos eu comecei, no blog também, a fazer um guia de blocos de carnaval de São Paulo. Na época, ainda não se falava tanto em carnaval de rua, mas eu já acompanhava alguns blocos que rolavam no centro e na zona norte. Como eu sempre gostei de festas populares, comecei a perceber que além dos blocos de carnaval, também faltava informação sobre as festas juninas. Na verdade, algumas até saem nos Guia de jornais e sites especializados em programação cultural, mas diversas outras não conseguem espaço. De longe, essas duas programações são as páginas mais acessadas dos sites e tem uma turma que sempre pede e me cobram a fazer.

Você recebe muita dica, como é o processo de achar tanta festa junina? 
Tenho a tola ambição de fazer a lista mais completa possível, mas sei que é praticamente impossível. Eu faço a lista basesada no ano anterior e também ligo nas igrejas perguntando quando vai ser a festa junina da paróquia. Nesse ano, tirei um dia de folga para conseguir ligar para todas. O Facebook também ajuda um pouco, pois muitos lugares criam eventos. Eu só deixo de fora as festas escolares, pois ficaria uma lista muito grande e porque também essas festas normalmente atendem somente o público da própria escola.

Seu material é plagiado às vezes, né? O que acha disso, já que faz o lance por “amor a causa”?
É sim. Tanto o guia de blocos quanto o de festas juninas costumam ser copiados em outros sites, inclusive da grande imprensa. Eu acho que isso seria resolvido – como alguns fazem – me citando como fonte, me dando o crédito. Não custaria nada e seria simpático.

Veja a programação completa das festas juninas de 2015, separadas por Pattoli: http://bit.ly/1EW0HuP 

Fonte: Revista Brasileiros.