Opções de lazer e cultura gratuitas nos dias frios da cidade - São Paulo São


Mesmo com o clima mais frio e chuvoso que tem atingido São Paulo nas últimas semanas, o paulistano tem muitos motivos para sair de casa e aproveitar a cidade. Se os 414 km de ciclovias,120 pontos do projeto WiFi Livre SP e mais de cem parques municipais são convidativos para os dias ensolarados, a capital paulista oferece centenas de opções de lazer e cultura em locais fechados, com programação de cinema, teatro, shows musicais e dança.

Já são 14 novas salas públicas de cinema do Circuito Spcine, sendo 13 delas em Centros Educacionais Unificados (CEUs) com sessões totalmente gratuitas. Sucessos como “Reza a Lenda”, com o ator Cauã Reymond, “Mulheres no Poder”, com Dira Paes, e “Carrossel, o filme” estão em cartaz com exibições na quinta, domingo e quarta. Todas as salas contam com equipamentos de projeção digital Christie 2D/2K, capacidade de fluxo luminoso de 10 mil lumens e sistema de som Dolby 5.1, importados do Canadá, com tecnologia de ponta. A programação e o endereço dos espaços podem ser consultadas pela internet. Os amantes da sétima arte podem ainda conferir na próxima sexta-feira (10), a partir das 13 horas, exibições dos melhores curtas de 2015 do Festival do Minuto, na Biblioteca Mario de Andrade, no Centro.

Além da Mario de Andrade, outras bibliotecas municipais e os CEUs integram a programação do Circuito Municipal de Cultura, que de fevereiro a julho tem mais de 3.000 espetáculos de diferentes linguagens artísticas. Um dos destaques para os próximos dias do Circuito é a peça “Simbad, o Navegante”, que percorrerá os teatros municipais João Caetano, Arthur Azevedo, Flávio Império e Centro Cultural Olido, entre 11 de junho e 3 de julho. Adaptação da clássica história presente no livro “As mil e uma noites”, o espetáculo narra a tradicional história com acrobacias aliando teatro, dança e circo. 

As exibições são gratuitas e a programação de outros espetáculos está disponível no site da Secretaria Municipal da Cultura. Os espetáculos em cartaz em todos os teatros municipais da cidade também podem ser conferidos no site da secretaria.

A música também é destaque neste mês. Nos CEUs, o cantor pernambucano Alceu Valença iniciou uma turnê no último dia 30 por 12 unidades. Com sucessos como “Morena Tropicana”, “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Coração Bobo” e “Bicho Maluco Beleza”, o cantor se apresenta nesta quarta-feira (8), às 20 horas no CEU Rosa da China, na zona leste. Na quinta-feira (9), será a vez do CEU Azul da Cor do Mar, na zona leste, a partir das 20 horas. 

A cantora Ângela Rô Rô, de hits como “Amor, meu grande amor”, se apresenta nos CEUs Perus na quinta (9), São Carlos na sexta (10) e Jambeiro no domingo (11). Os shows são gratuitos e os endereços dos CEUs estão disponíveis na internet.

***
Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação / Portal da Prefeitura.