10 cinemas de rua em São Paulo para quem não gosta de ir a shoppings - São Paulo São


Ir ao cinema é sempre um programa incrível. Entretanto, os apaixonados por filmes, muitas vezes, têm que enfrentar problemas de filas, muvucas e estacionamentos lotados - todos comuns em cinemas que ficam dentro de Shoppings. 

Sim, alguns desses estabelecimentos oferecem opções extremamente atrativas, como o Cinépolis JK Iguatemi que, apesar de caro, é uma delícia. Porém, muitas pessoas buscam algo mais tranquilo, num clima mais intimista e aconchegante, com uma programação diferenciada e um ar mais cult. Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 opções de cinemas de rua para quem odeia shoppings. 

Cinesala
O espaço na Rua Fradique Coutinho funciona como cinema de rua desde 1962 quando nasceu o Cine Fiammetta e ficou com este nome por mais de 30 anos. Em 1989, transformou-se na Sala Cinemateca e exibia filmes clássicos e raros que fizeram a cabeça de muito cinéfilo. A partir dos anos 2000, passou a ter outros nomes até ganhar o atual, Cinesala, em 2015. Intimista e ainda com ar dos anos 60, disponibiliza camas para quem quer assistir a programação de forma ainda mais aconchegante. A visita é obrigatória (e apaixonante) para todos que amam cinema.

Cine Sala- Rua Fradique Coutinho, 361 - Telefone: (11) 5096-0585.
 
Reserva Cultural 
Localizado no antigo Cine Gazetinha, no térreo do prédio da Fundação Cásper Líbero, o Reserva Cultural é um dos poucos cinemas da capital que exibe filmes independentes e produções estrangeiras fora do curcuito de Hollywood. As quatro salas comportam entre 110 e 190 pessoas, com espaços reservados para cadeirantes.

Reserva Cultural - Avenida Paulista, 900 - Telefone: (11) 3287-3529. 
 
Cinesesc
A ampla sala, que oferece programação especial e exibe mostras durante o ano todo, parece uma sala comum. Porém, seu diferencial é um bar localizado ao fundo da sala, que nos permite assistir ao filme tomando um café ou comendo alguma coisa. 

Cinesesc - R. Augusta, 2075 - Telefone: (11) 3087-0500.
 
Cinearte
A sala é super ampla, cheia de lugares para sentar e tomar um café (que é ótimo), com atendentes muito atenciosos! Além, é claro, de poder folhear aquele livro que você acabou de comprar na livraria ao lado.
 

Cinearte - Avenida Paulista, 2073, Conjunto Nacional  - Telefone: (11) 3285-3696.

 
Cine Belas Artes 
Conhecido pela programação alternativa, que sempre privilegiou o cinema de arte e ofereceu reexibições de filmes clássicos, o Belas Artes se tornou ponto de encontro de cinéfilos paulistanos e impulsionou a vida cultural na região da Avenida Paulista, garantindo a sobrevivência de um pequeno, porém movimentado, circuito de cinemas de rua.
 

Cine Caixa Belas Artes - Rua da Consolação, 2423 - Telefone: (11) 3258-4092.


Espaço Itaú de Cinema
Com unidade na Rua Augusta, Frei Caneca e Pompéia, a rede de cinemas promove eventos culturais e exibe lançamentos e filmes do circuito com salas 3D, sendo 1 IMAX. 
 
Espaço Itaú de Cinema Augusta - Rua Augusta, 1475 - Telefone: (11) 3288-6780.

Cine Playarte Marabá 
Inaugurado em 1945, o Cine Marabá foi por décadas um local de concentração cultural e sofisticação no centro da capital paulista. A rede oferece várias salas de cinema com tecnologia avançada de som e imagem, num prédio de estilo clássico. 
 
Playarte Marabá - Avenida Ipiranga, 757 - Telefone: (11) 5053-6881.
 
Cinemateca 
A Cinemateca Brasileira foi criada em 1940 a partir do surgimento do Clube de Cinema de São Paulo. O local é responsável pela preservação da produção audiovisual do Brasil e desenvolve atividades para difundir e restaurar o acervo, que é um dos maiores da América Latina. Realizada mostras temáticas e retrospectivas, além de eventos como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 
 
Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Telefone: (11) 3512-6111.
 
Com a proposta de abrir espaço a produções que não encontram janelas dentro do circuito ou que ficam pouquíssimo tempo em cartaz, a sessão CCSP Em cartaz pretende não apenas reconfigurar filmes mal distribuídos, como também dar espaço a obras subestimadas pelo público e salas, sempre sob a autoridade do bom desempenho na primeira semana nos cinemas. 
 
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 - Telefone: (11) 3397-4000.
 
Quase cinqüenta anos após sua inauguração, o cinema da galeria voltou a funcionar com características da década de 1950, como as poltronas vermelhas, o hall de entrada com escadarias de mármore, corrimãos de latão e parede com espelhos. A sala tem programação variada, com curtas, médias e longas, promovendo ciclos temáticos, de autores, gêneros e de países, mas priorizando a produção brasileira.
 
Galeria Olido - Avenida São João, 473, Estação República do Metrô - Telefone: (11) 3331-8399.
***
Nathália Tourais no Guia da Semana. Fotos: Divulgacão.