Museu do Ipiranga e Pacaembu no trajeto da Tocha Olímpica pela cidade - São Paulo São


O revezamento da tocha olímpica chegará a São Paulo no domingo (24). A largada vai acontecer no Parque da Independência, no Museu do Ipiranga, zona sul de São Paulo, onde um dos condutores da tocha vai descer a conhecida rampa do local em cima de um skate.

A chama olímpica passará ainda por outros pontos turísticos: avenida Paulista, estádio do Pacaembu, Mercadão, Parque Ibirapuera e Memorial da América Latina.

Ex-atletas olímpicos foram chamados para a passagem no Pacaembu e serão homenageados. Alunos da rede pública participam da festa. Em São Paulo a tocha fica o dia todo. 

O percurso da Tocha em São Paulo. Imagem: Google Maps.

 

A chama, que vem de Olímpia, na Grécia, partiu de Brasília em 3 de maio e está percorrendo cidades de todo o país em esquema de revezamento que envolverá 12 mil condutores até a cerimônia de abertura dos Jogos, no Maracanã, em 5 de agosto, quando a pira será acesa.

O Comitê Organizador Rio 2016 divulgou as listas de condutores selecionados para o revezamento da tocha Olímpica. As listas dos convocados patrocinadores oficiais dos Jogos inclui a montadora Nissan. Um de seus convidados é Fran, o “Filho do Vento“.

 

Foto: Divulgação.

Estar perto de Francisco Carlos da Silva, ou melhor, do Fran, é sentir uma energia contagiante. E é só olhar para o grupo que se forma no bairro paulistano de Itaquera, para saber que esta luz irradia por todos: jovens, adultos, senhores e senhoras. Aquela não é uma rua qualquer. Os pés calçados com tênis pisam numa pista de atletismo, pintada, atrevidamente por Fran, no asfalto. O que eles querem fazer é correr. 

Fran carrega no sangue a determinação de sua mãe, dona Francisca  uma nordestina arretada e sorridente, que saiu do sertão do Ceará para São Paulo para tentar uma vida melhor para a família. Enquanto ela botava a prole para estudar, Fran aliava os estudos ao esporte. Enxergou nele uma forma de transformar sua vida. Foi na corrida que ele percebeu o verdadeiro espírito esportivo, ao ser incentivado por um companheiro desconhecido a finalizar uma ladeira imensa em uma prova.
 
Alguns anos depois, quando estava em uma prova mirim, viu que uma garotinha não sabia correr na pista oficial e foi aí que teve o estalo. “Se você consegue mudar a vida de uma criança, você consegue mudar o mundo”, contou-me emocionado. Juntou uns amigos e pintou, há 8 anos, a pista de 200 metros, em frente a sua casa. Daria aulas para a criançada e para quem quisesse virar um corredor. De lá para cá, alguns já viraram até profissionais. Mas Fran foi além. Com o objetivo de fazer dona Francisca parar de fumar, passou a dar treinos a ela. A vizinhança ficou sabendo e hoje ele guia caminhadas e alongamento para a terceira – ou melhor – idade.

***
Com informações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e da Nissan Brasil.

 é patrocinadora oficial do Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016. #QuemSeAtreve
 
 


-->