‘Andiamo via!‘ Um passeio cultural pelo Bixiga guiado por um italiano - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

Fundado em 1º de outubro de 1878, o bairro do Bixiga – um dos mais tradicionais de São Paulo – tem uma importância histórica e cultural muito ampla para a capital paulista.


Localizado na região do Centro, desde a rua Major Diogo até as Avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Luís Antônio, o bairro foi formado por imigrantes italianos recém-chegados ao Brasil, descendentes dos quilombos e que depois recebeu os nordestinos, seus moradores cultivam até hoje suas origens, principal motivo pelo qual ganhou fama.

O Bixiga apresenta uma diversidade incrível e isso se deve ao fato de ser um dos bairros mais boêmios e, ao mesmo tempo, mais religiosos da capital. Suas cantinas, feiras e tudo o que envolve seu lado mais tradicional, fazem deste um dos bairros mais icônicos da cidade. 

Começando por seu lado religioso, o bairro é lar de uma das maiores e mais tradicionais festas da capital: a Festa de Nossa Senhora Achiropita, comemorada desde 1926 durante os fins de semana do mês de agosto, em homenagem à padroeira do bairro. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas passem por lá nos fins de semana da festa. Além do lado religioso, é também reduto da escola de samba Vai-Vai e de blocos carnavalescos muito animados como o bloco dos Esfarrapados.

Festa e Igreja de Nossa Senhora Achiropita no Bixiga. Foto: Folhapress.Festa e Igreja de Nossa Senhora Achiropita no Bixiga. Foto: Folhapress.
 

Visita guiada 

O blog Passeios Baratos em SP  promove, neste domingo, dia 6 de novembro, a partir das 10h30 um passeio cultural pelo bairro. Um guia italiano irá contar histórias e curiosidades do bairro e o passeio terminará numa cantina italiana. Ele abordará a história do bairro, curiosidades e as personalidades que ajudaram na formação do Bixiga. O passeio passará por casarões históricos, pela Feira de Antiguidades da praça Dom Orione e outros locais pitorescos para que os visitantes possam conhecer o bairro através da influência italiana na gastronomia com suas cantinas e padarias.  

 Todo domingo, a praça Dom Orione é tomada por barracas de antiguidades. Foto: Fernando Moraes.Todo domingo, a praça Dom Orione é tomada por barracas de antiguidades. Foto: Fernando Moraes.

Passeios guiados a pé

Além deste roteiro, o blog promove outros passeios a preços acessíveis, pelas igrejas do centro histórico de São Paulo - Catedral da Sé, Mosteiro de São Bento, Igreja de Santo Antônio e Pátio do Colégio. Uma vez por mês acontece o walking tour pelo bairro de Campos Elíseos com visita guiada na Sala São Paulo, visita ao Museu da Energia, casarões históricos e igreja Sagrado Coração de Jesus.

Há também o Passeio cultural pela região da Luz com visita ao Museu de Arte Sacra de São Paulo que é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra; o Jardim da Luz é um parque com 113.400 m², localizado na Avenida Tiradentes; a Estação da Luz é uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo; a Pinacoteca do Estado de São Paulo que é um dos mais interessantes museus de arte do Brasil. O blog também já promoveu caminhadas ecológicas no Parque da Cantareira e Pico do Jaraguá.