10 programas em São Paulo perfeitos para quem gosta de jazz - São Paulo São


Quem nunca ouviu uma música de jazz não sabe o que está perdendo. Sexy, envolvente, tocante e com uma profundidade que só entende quem conhece o estilo e a manifestação artística-cultural, o gênero nos presenteou com grandes nomes, como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Madeleine Peyroux.

Originário de Nova Orleans e, depois, Chicago e Nova York, o jazz teve, na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam, um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes e, até hoje, é referência de música de qualidade.

Para quem não sabe, São Paulo oferece lugares incríveis que são verdadeiras homenagens ao Jazz e muitos de seus compositores. Seja em um restaurante, um bar ou até mesmo uma lanchonete, os estabelecimentos contam com ambientes intimistas, charmosos e extremamente convidativos. Confira:

Sampa Jazz

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Um clube de jazz cheio de charme. Um bar especial, em meio ao agito do Ipiranga. Uma referência em culinária criativa. Um espaço premiado, pronto para receber eventos de todos os tamanhos. O Sampa Jazz é tudo isso. E também é algo totalmente diferente, que só a sua experiência pode definir.

A trilha sonora é o jazz ao vivo, em seu sentido mais amplo. No local, as únicas regras são a liberdade e a experimentação – das raízes ao fusion, passando por bebop, acid jazz, samba, blues, MPB, cool jazz e muito mais. Emoldurado pelas famosas cortinas de veludo e pela vitrine da Rua Arcipreste Ezequias, o palco recebe artistas vocais e instrumentais que passeiam por standards e trabalhos autorais.

Assim como a música, a gastronomia também tem inspiração boêmia e vocação para surpreender. O criativo cardápio e a carta de cervejas garantem experiências gustativas dignas de Proust: cozinha de bar, porções, petiscos, iscas, bruschettas e muito mais.

Endereço: Rua Arcipreste Ezequias, 245 - Alto do Ipiranga.
Telefone: 11 3205-1007. 

***

Jazz B

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Dos mesmos criadores do Jazz nos Fundos, o Jazz B é um espaço de apreciação musical que conta também com um bar bem estruturado, boa gastronomia, café com Wi-Fi gratuito durante todo o dia, amplo menu de cervejas e chopp artesanal. A casa localiza-se ao lado do Metrô República, no Centro de São Paulo, região que, após décadas de depreciação, renasce como parte importante do eixo cultural da cidade juntamente com o Baixo Augusta. Descontraído, moderno, colorido e elegante, o local tem um toque especial por conta da arquibancada em frente do palco, que convida os espectadores dos shows a se esparramarem confortavelmente para ouvir uma boa música. Quem prefere sentar com os amigos à mesa pode contar com ampla visão do palco de qualquer parte da casa.Serviço:

Endereço: Rua General Jardim, 43.
Telefone: 11 3257-4290.

***

Jazz nos Fundos

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Escondido nos fundos de um estacionamento no bairro de Pinheiros, o bar conquista pelo ar clandestino, simplicidade e boa música. Sempre com apresentações ao vivo, o Jazz nos Fundos busca resgatar a interação entre os músicos e o público com ambiente underground. Entre máquinas de costura, gavetas, ferros de construção e pedaços de aviões, os espaços vão tomando forma e delineando o estilo alternativo do local. Além dos objetos, a casa costuma abrir espaço para exposições de jovens artistas.

Aos sábados, a programação segue embalada por acordes e improvisações de jazz. No cardápio, cervejas com rótulos nacionais e importados, além de diversos drinks e bebidas típicas que acompanham petiscos selecionados dão charme e simplicidade ao local. 

Endereço: Rua Joao Moura, 1.076, Fundos do estacionamento - Pinheiros.
Telefone: 11 3083-5975.

***
Jazz Restô & Burgers
 
Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.
 


O restaurante foi idealizado há muitos anos pelo seu Chef André Berti. Apaixonado por boa comida, cozinhar e ouvir Jazz, surgiu a ideia de ter um espaço em que pudesse ter tudo isso reunido em um único lugar. 

Endereço: Largo Dona Ana Rosa, 33 - Vila Mariana.
Telefone: 11 2369-1453.

***
Le Jazz Brasserie

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Com menu francês de opções variadas, o restaurante toca jazz ao fundo e tem clima de bistrô parisiense. Uma ótima pedida para quem quer ouvir um som de qualidade e comer uma comida deliciosa em um ambiente aconchegante com cara de França. 

Endereço: Rua dos Pinheiros, 254 - Pinheiros.
Telefone: 11 2359-8141.

***
All of Jazz 

Com um ambiente intimista, acolhedor e discreto, o All Pub é um bar que conta com shows diários ao vivo, com grandes talentos de músicos brasileiros do JAZZ. 

Endereço: Rua João Cachoeira, 1366 - Itaim Bibi.
Telefone: 11 3849-1345.

***
Tonton Jazz Music Bar

Foto: Bares SP.Foto: Bares SP.

Situado em Moema, o Tonton Jazz & Music Bar é uma casa noturna onde os clientes podem curtir, ao vivo, músicas tocadas pelos melhores intérpretes do Jazz, Blues, Pop e Classic Rock, Black Music, Soul, Disco, Mpb, Bossa Nova, entre outros.

Decorada com fotos dos maiores jazzistas de todos os tempos, proporciona um ambiente sofisticado, aconchegante e alegre. O cardápio variado beneficia a cozinha italiana e francesa.

Para beber, variedade de drinks, cervejas nacionais e importadas e Clube do whisky. Vale a pena conferir o novo drink que leva o nome da casa: o Tonton, feito com coconut, licor de kiwi, suco de abacaxi e soda.

Endereço: Al. dos Pamaris, 55 - Moema.
Telefone: 11 3804-0856 / 3804-0857.

*** 
Madeleine Jazz 

Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

Um clube de jazz cheio de charme e um bar no meio do agito da Vila Madalena, o Madeleine Jazz Bar é referência de música e culinária criativa. Já ganhou dois anos consecutivos prêmio de melhor música ao vivo pela Revista Veja São Paulo. Dica: quinta e sexta são os dias mais quentes da casa.

Endereço: Rua Aspicuelta, 201 - Vila Madalena.
Telefone: 11 2936-0616.

***
Bourbon Street Music Bar 

Foto: Time Out.Foto: Time Out.

Considerado um dos melhores bares com música ao vivo, o Bourbon Street Music Bar tem forte inspiração de Nova Orleans. A casa em Moema é uma das mais famosas em São Paulo a tocar o ritmo norte-americano e o espaço conta com apresentações diárias de blues, jazz e soul. Por lá já passaram Ray Charles, Nina Simone, Diana Krall e Johnny Rivers.

Endereço: Rua dos Chanés, 127 - Moema.
Telefone: 11 5095-6100.

***
The Orleans

Foto: Fernando Moraes.Foto: Fernando Moraes.

A Vila Madalena ficou ainda mais charmosa com a abertura do The Orleans: um elegante Music Bar que une o prazer da boa música com a culinária de padrão internacional. A proposta do bar tem tudo a ver com a cidade americana que lhe empresta o nome, inspiração para os proprietários.

A terra de Louis Armstrong está bem representada na esquina das ruas Girassol e Wizard, numa enorme casa de tijolinhos aparentes cuja arquitetura remete às antigas construções da cidade americana que teve forte influência das culturas francesa e africana. O jazz é um dos ritmos tocado na casa, que recebe tanto artistas consagrados, como novos talentos.

Endereço: Rua Girassol, 398 - Vila Madalena.
Telefone: 11 3031-1780.

***
Nathália Tourais no Guia da Semana.

 



-->