Projeto 'Municipal na Cidade' levará cultura a CEUs, terminais de ônibus e igrejas - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

Foi lançado nesta terça-feira (30), em coletiva de imprensa realizada no Theatro Municipal da Cidade de São Paulo, o Projeto “Municipal na Cidade”, que levará a excelência dos grupos artísticos do Municipal para novos espaços e públicos da Cidade.

Fruto de uma parceria entre a Fundação Theatro Municipal e as Secretarias de Cultura, Transportes e Educação, além da SPTrans e o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural, o programa promoverá mais de 130 apresentações gratuitas de música clássica, canto coral, dança e ópera a cinco terminais de ônibus - Parque Dom Pedro II, Capelinha, Pirituba, Cidade Tiradentes e Sacomã - e sete Centros Educacionais Unificados (CEUs), espalhados pela cidade.

“É uma maneira de democratizar o acesso à cultura erudita. Às vezes a pessoa fala que não gosta de música clássica, mas nunca ouviu, porque não teve oportunidade. Levar a arte à população é uma forma de transformar as pessoas e a própria sociedade. Muita gente vai sair rejuvenescida dessa experiência de ter um contato em um lugar inesperado com a música do Theatro Municipal”, afirmou o prefeito Haddad.

Com a Secretaria Municipal de Educação (SME), além das apresentações nos CEUs Meninos e Feitiço da Vila, na zona sul, Aricanduva, na zona leste, Perus, na zona norte, Jaguaré, Butantã e Uirapuru, na zona oeste, o Municipal promoverá 60 concertos didáticos para alunos da Rede Municipal de Ensino (RME), em locais a serem definidos, com atrações como “Pedro e o Lobo”, de Prokofiev, “A Flauta Mágica” e as missas de Mozart, e a série “Coral Paulistano encontra a dança”.

 

Terminais de ônibus e CEUs recebem concertos especiais. Fotos: Fotos: Cesar Ogata / SECOM

Já os professores da rede e seus familiares serão recebidos em quatro ensaios abertos das óperas da programação do Municipal. Para o segundo semestre, estão previstas “Thaïs”, de Massenet, “Manon Lescaut”, de Puccini, “Lohengrin”, de Richard Wagner e “Cosi Fan Tutti”, de Mozart.

“Os nossos alunos virão ao Theatro Municipal. Eles vão se acostumar a viver este clima, a conhecer essa musicalidade. A gente respeita todas as manifestações culturais que existem nas nossas comunidades, mas é fundamental trazer as crianças para ter contato com uma das casas mais bonitas da cidade”, disse o secretário Gabriel Chalita.

Também estiveram presentes à coletiva de imprensa, Nabil Bonduki, Secretário Municipal de Cultura, Jilmar Tatto, Secretário Municipal de Transportes, José Luiz Herencia, Diretor Geral da Fundação Teatro Municipal e o maestro John Neschling, Diretor Artístico da Fundação Teatro Municipal.

Fonte: Portal da Prefeitura.