De shows a cinema ao ar livre: alguns lugares que oferecem programações gratuitas em São Paulo - São Paulo São

São Paulo tem programação para todos os gostos e bolsos. Do luxo à simplicidade, as opções de diversão na capital são inúmeras. Para quem gosta de economizar ou está sem grana, a boa notícia é que a cidade oferece uma série de passeios gratuitos: shows, exposições e até cursos sem que você precise colocar a mão no bolso.

Centro Cultural de São Paulo

O Centro Cultural São Paulo fica ao lado da Estação Vergueiro do metrô. Foto: Divulgação.O Centro Cultural São Paulo fica ao lado da Estação Vergueiro do metrô. Foto: Divulgação.

Localizado na região do Paraíso, o CCSP disponibiliza oficinas variadas (cursos de origami, braille, etc), peças de teatro, shows, debates e exposições. Outro fato interessante do local é a horta comunitária feita em ambiente colaborativo, em determinados dias as pessoas se juntam para fazer a manutenção e as verduras ali plantadas podem ser colhidas. 

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 .
Telefone: (11) 3397-4002.
Site: http://www.centrocultural.sp.gov.br/

Itaú Cultural

O Itaú Cultural ,além de ter sua casa própria na Avenida Paulista, também comanda as atividades do Auditório Ibirapuera . Nem tudo na programação é grátis, mas há muitos shows, exposições e cursos disponíveis para o público. Para saber o que vai rolar, é só ficar de olhoaqui . O Itaú Cultural tem como objetivo divulgar os melhores artistas e projetos do cenário cultural brasileiro.

Endereço : Av. Paulista, 149. 
Telefone : (11) 2168-1777.
Site: http://www.itaucultural.org.br/

Auditório Ibirapuera

Endereço : Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque do Ibirapuera. 
Telefone : (11) 3629-1075.
Site: http://www.auditorioibirapuera.com.br/

Cinemateca

Fachada da Cinemateca Brasileira. Foto: Divulgação.Fachada da Cinemateca Brasileira. Foto: Divulgação.

A Cinemateca é conhecida por ter um dos maiores acervos de filmes da América Latina. Com programação gratuita, semanalmente o local exibe diversos longas e curtas feitos por brasileiros. No calendário, você confere tudo o que vai rolar no mês. Pra quem gosta de cinema ao ar livre, a Cinemateca frequentemente realiza sessões em seu jardim, ou seja, é só ficar de olho na programação.

Endereço : Largo Sen. Raul Cardoso, 207. 
Telefone: (11) 3512-6111.
Site: http://www.cinemateca.gov.br/

Trianon MASP

O interior do MASP e seus clássicos caveletes para exposição das obras. Foto: Divulgação.O interior do MASP e seus clássicos caveletes para exposição das obras. Foto: Divulgação.

O MASP oferece entrada gratuita para o público todas as terças, das 10h às 18h. O museu é conhecido como um dos mais influentes do Brasil e tem um ótimo acervo de arte ocidental. Vale ficar de olho nos eventos que acontecem no vão do local, na última quinta de todo mês. É o caso do projeto gratuito "Música no Vão", que apresenta atrações musicais para o público.

Endereço: Av. Paulista, 1578.
Telefone: (11) 3251-5644.
Site: http://masp.art.br/masp2010/

Casa das Rosas

De cinema a debates e cursos, a programação da Casa das Rosas investe forte em conteúdo cultural para seu público. O lugar é ideal para quem gosta de literatura já que não faltam oficinas relacionadas ao assunto. Vale ficar de olho na agenda do lugar que tem, inclusive, programação infantil.

Endereço : Av. Paulista, 37.
Telefone : (11) 3285-6986.
Site: http://masp.art.br/masp2010/

SESC

Com diversas unidades espalhadas por São Paulo, o SESC oferece programação diferenciada e completa para o público. De esportes a aulas de yoga e música, shows, cinema e teatro, tem de tudo! Pra ver o que está acontecendo na unidade mais próxima de você, clique aqui . Vale lembrar que nem tudo é grátis, mas os programas gratuitos são ótimos para serem aproveitados.

Endereço: são várias unidades pela cidade.
Site: https://www.sescsp.org.br/

Labhacker

Labhacker: uma kombi, uma garagem e um portal de construção coletiva.Labhacker: uma kombi, uma garagem e um portal de construção coletiva.

O espaço na região da Armênia oferece programação voltada para o cenário hacker e tecnológico. Com cursos gratuitos que falam sobre autonomia, software e outros assuntos da área, tem opção para todas as idades. 

Endereço: Rua Alfredo Maia, 506. 
Telefone: (11) 4323-6919.
Site: http://labhacker.org.br/

Caixa Cultural

Bem no coração de São Paulo, o Caixa Cultural abre suas portas para o público. A programação grátis reúne espetáculos de música, teatro, dança, exposições de artes visuais, dentre outros. Artistas brasileiros são o grande foco dos projetos que acontecem no local.

Endereço : Praça da Sé, 111. 
Telefone: (11) 3321-4400.
Site: http://www.caixacultural.com.br/

Mirante 9 de Julho

Interior do Mirante 9 de Julho na região da Avenida Paulista. Foto: Divulgação.Interior do Mirante 9 de Julho na região da Avenida Paulista. Foto: Divulgação.

Localizado logo atrás do MASP, o Mirante 9 de Julho conta com programação gratuita eventualmente. De happy hour a sessão de cinema ao ar livre, o local ainda conta com restaurante e serviço de bar (mas estes são pagos).

Endereço: R. Carlos Comenale, s/n - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-080. 
Telefone: (11) 3111-6330.
Site: https://mirante.art.br/

Fundação Ema Klabin

Com cursos variados, palestras, atrações musicais e visitas guiadas, aFundação Ema Klabin tem programação gratuita aberta para todas as idades. A casa fica no Jardim Europa e ainda possui acervo de arte europeia, ocidental, oriental e outras.

Endereço: R. Portugal, 43 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01446-020. 
Telefone: (11) 3897-3232.
Site: http://emaklabin.org.br/

Matilha Cultural

Matilha Cultural: um centro de convergência de ideias e ações do bem. Foto: Rodrigo Albuquerque.Matilha Cultural: um centro de convergência de ideias e ações do bem. Foto: Rodrigo Albuquerque.Se você ainda não conhece a Matilha Cultural , não sabe o que está perdendo. O local, que é pet friendly, oferece sessões de cinema gratuitas, exposições variadas, cursos, feiras que reúnem marcas independentes e rolam até debates sobre assuntos que estão na mídia. 

Endereço: R. Rêgo Freitas, 542. 
Telefone: (11) 3256-2636.
Site: http://matilhacultural.com.br/

Sala São Paulo

A Camerata Fukuda em concerto na Sala São Paulo. Foto: Divulgação.A Camerata Fukuda em concerto na Sala São Paulo. Foto: Divulgação.

Você sabia que dá pra assistir a apresentação de uma orquestra de graça na Sala São Paulo? Na maioria dos domingos, às 11h, o local oferece sessões gratuitas para o público. Para participar, é preciso pegar o ingresso na segunda-feira anterior ao dia da apresentação na bilheteria. E caso queira conhecer o lugar, existem visitas guiadas que contam toda a história do prédio. 

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16. 
Telefone: (11) 3367-9500.
Site: http://www.salasaopaulo.art.br/

Museu da Imagem e Som

O MIS organiza eventos gratuitos mensalmente para o público, além de ter a "terça grátis" com entrada livre das 11h às 20h. A programação vai de shows a feiras e sessões de cinema na área externa do museu. 

Endereço: Av. Europa, 158.
Telefone: (11) 2117-4777.
Site: http://www.mis-sp.org.br/

***
Por Juliane Romanini no Terra.