Descentralizada, 13ª Virada Cultural terá Daniela Mercury, Fafá de Belém, Wanderléa e muito mais - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (8) a programação e a infraestrutura da 13ª edição da Virada Cultural, um dos principais eventos do calendário cultural da cidade. A Virada tem como objetivo promover a descoberta e a convivência em espaço público, convidando a população a aproveitar mais a cidade de São Paulo e seus equipamentos culturais e de lazer por meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares. A edição de 2017 acontece a partir das 18h de sábado, dia 20 de maio, até as 18h de domingo, dia 21, e terá mais de 900 atrações em 100 pontos espalhados pela capital.

No Vale do Anhangabaú, haverá um musical com Zélia Duncan e 15 atores infanto-juvenis. Foto: Secretaria Municipala de Cultura.No Vale do Anhangabaú, haverá um musical com Zélia Duncan e 15 atores infanto-juvenis. Foto: Secretaria Municipala de Cultura.

Neste ano, o evento promove muitas atividades pelas ruas do Centro da cidade, com circuitos artísticos que funcionarão como pontos de atração para o público circular entre os 30 tablados temáticos distribuídos pelo perímetro do evento. Também haverá atividades culturais e palcos para shows no Parque do Carmo, Sambódromo, Autódromo de Interlagos, Chácara do Jockey e Praça do Campo Limpo.

O conceito proposto para esta edição da Virada Cultural, cuja curadoria é de Hugo Possolo, é de valorizar a interação do cidadão com a cidade. “Por isso adotamos uma programação que tira o impacto dos grandes palcos e dilui ao longo dos circuitos, em que a interação e a proximidade com os artistas promove uma visão muito mais afetuosa sobre a cidade”, disse Possolo. 

Musicais, tablados e cortejos no Centro

No Vale do Anhangabaú, espetáculos de teatro musical se revezam no palco. O Centro receberá também sete circuitos para serem percorridos a pé com programação diversificada. Um cortejo circulará no trajeto entre as ruas Xavier de Toledo, Conselheiro Crispiniano, e as avenidas São João, Ipiranga e São Luís, começando na madrugada do domingo e se estendendo por todo o dia. Destaques da programação: a banda É o Tchan, que se apresenta com seus cantores originais, Beto Jamaica e Compadre Washington, seguida pelo Grupo Molejo, pela cantora Gretchen e um inusitado encontro entre o cantor Tiago Abravanel e o Ballet Plus Size.

Samba do Baú. Foto: Secretaria Municipal de Cultura.Samba do Baú. Foto: Secretaria Municipal de Cultura.

O tablado “Tributos” dedicado a artistas que prestam homenagens a grandes cantores e compositores será montado no Boulevard São João. 

A famosa esquina das avenidas São João e Ipiranga recebe programação especial de samba, inclusive com show do Samba da Vela, na madrugada de domingo. 

No Theatro Municipal de São Paulo, a Orquestra Bachiana regida pelo maestro João Carlos Martins se apresenta ao lado da bateria da escola de samba Vai-Vai, às 2h. O encerramento, às 18h, ficará por conta do cantor português Camané, que está se apresentando no evento por meio de uma parceria com o Consulado Geral de Portugal. Demonstrando uma rara sensibilidade musical, Camané continua a se afirmar como uma voz única no Fado.

Virada Descentralizada

Outra novidade desta edição é a presença de novos espaços públicos que receberão shows e atividades artísticas de várias linguagens e serão polos descentralizados. O Sambódromo do Anhembi terá um palco que receberá shows da cantora Daniela Mercury, Titãs, Fafá de Belém e Olodum, além de manifestações populares e discotecagem ao longo de seu percurso.

Titãs se apresenta dia 21 às 12h no Sambódromo do Parque Anhembi. Foto: Silmara Ciuffa.    Titãs se apresenta dia 21 às 12h no Sambódromo do Parque Anhembi. Foto: Silmara Ciuffa.

A Chácara do Jockey terá clima de festa ao longo do evento, onde acontecem diversas atividades entre shows, intervenções artísticas e performances. No palco principal haverá shows de Liniker e da banda de reggae Ambulantes. Paralelamente, em outro palco, se apresentam As Bahias e a Cozinha Mineira e o duo argentino de cumbia Faauna. A área de pic nic recebe o cantor e DJ Jaloo, Siba, além da festa Calefação Tropicaos. Já no Coreto, acontece o encontro Slam das Minas e um show do rapper Rico Dalasam. Enquanto isso, a pista de skate terá as festas de sistema de som Dubversão e Gueto pro Gueto, com a cantora Lei Di Dai.

Autódromo de Interlagos receberá uma programação voltada para a família ao longo do domingo, dia 21, com apresentação da Cia. PiA Fraus, que encena a montagem Bichos do Brasil, às 9h. À tarde, a partir das 15h, MC Gui sobe ao palco e interpreta seus sucessos, entre eles “O bonde é seu”. Artistas circenses como malabaristas, acrobatas, mágicos e palhaços estarão distribuídos por todo o local. Uma feira gastronômica garantirá a alimentação do público que conferir esta programação.

O público também poderá aproveitar as sessões gratuitas dos 40 teatros independentes que integrarão a programação da Virada Cultural, assim como os circos localizados em vários bairros da cidade. A Secretaria Municipal de Cultura oferecerá gratuitamente as sessões de sábado à noite em cada um dos teatros.

Viradinha

Simba e o Navegante - Circo Mínimo. Dia 21 às 10h no Centro Cultural da Juventude. Foto: Secretaria Municipal de Cultura.Simba e o Navegante - Circo Mínimo. Dia 21 às 10h no Centro Cultural da Juventude. Foto: Secretaria Municipal de Cultura.A Viradinha, que traz uma programação especial voltada para crianças, acontece em diversos espaços da cidade. Na Biblioteca Monteiro Lobato haverá atividades de pintura de rosto, além de espetáculos como "A Princesa Engasgada", da Fantástica Trupe. No Parque Chácara do Jockey, as crianças e a família podem conferir os shows infantis “Beatles para crianças”, grupo que apresenta canções do quarteto de Liverpool de forma divertida; os Irmãos Becker, com apresentações de circo malabarístico, e o espetáculo "Bichos do Brasil", da PiA FraUs. Já no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes recebe o show do Kiss for Kids, que traz músicas da banda de rock Kiss. No Largo do Rosário, na Penha, haverá espetáculos interativos como “Mad Science” e baile de frevo, enquanto na Praça do Campo Limpo e no Parque do Carmo acontecem atividades de contação de histórias e oficinas.

Metrô e ônibus


O Metrô e a CPTM terão funcionamento 24 horas e este ano será criada uma linha da Estação Tietê do Metrô até o Sambódromo. A Prefeitura afirma que também irá reforçar a linha que vai da Estação Butantã do Metrô até a Chácara do Jockey.

A programação completa e fotos dos artistas estarão disponíveis no site oficial da Virada.

*
**
Com informações da Secretaria Executiva de Comunicação / Portal da Prefeitura.