Aproveite o feriado: há muitos lugares e atividades ao ar livre para se exercitar na cidade - São Paulo São

Há muito verde a ser aproveitado em São Paulo! Para quem gosta de se movimentar ao ar livre, selecionamos uma série de atividades que vão além da corridinha no parque ou o futebol no fim de semana.

Para os mais tradicionais, há os parques, como o Ibirapuera e o Villa-Lobos, com suas pistas de corridas, quadras poliesportivas e áreas paraskatistas e ciclistas.

Mas para quem quer testar novidades, projetos promovem vários tipos de atividades ao ar livre. Desde yoga, passeios de bicicleta pela cidade e pilates, até atividades como futebol, rúgbi, basquete e outros esportes, as opções são muitas. E o melhor, em sua grande maioria, as aulas são gratuitas.

Para os amantes da magrela temos duas boas opções, com diferentes propostas para curtir a cidade sobre duas rodas, além, é claro, das ciclovias da cidade:

Bike Tour SP

Promove roteiros guiados e gratuitos, com direito a áudio em inglês, visitando diversos pontos turísticos da cidade e contando fatos históricos e curiosidades, além de poder dar umas boas pedaladas pela cidade.

Sampa Bikers

O grupo promove diversos tipos de passeios para os interessados. Há oPedal Noturno, que promove roteiros pela cidade durante a noite. Há opções ecológicas, envolvendo maiores aventuras, passeios temáticos para as estações do ano, um exclusivo para mulher e também trajetos realizados durante o dia.

Ciclovias

São Paulo tem, além das ciclofaixas de lazer aos domingos que ligam muitos dos parques da cidade, uma rede extensa de ciclovias e que promete chegar aos 400 km até o final do ano. Uma boa opção para se locomover pela cidade, no dia a dia ou para lazer.

Para quem prefere os parques:

Parque da Aclimação. Foto: SPTuris.Parque da Aclimação. Foto: SPTuris.
Parque do Ibirapuera


O maior e mais importante parque da cidade,  atrai todo tipo de público pelas muitas opções de lazer que proporciona. Para os atletas de plantão, as opções são muitas. Pistas de cooper, bicicletário com aluguel de bicicletas, quadras, campos de futebol e muitas outras atividades possíveis.

Parque da Aclimação

Com quadras para vários esportes, campos de futebol, bicicletas, pessoas correndo e pistas de caminhada, o parque da Aclimação oferece um refúgio natural no meio da cidade para quem quiser praticar esportes ao ar livre. Ele conta com outras atividades também, como yoga.

Parque do Carmo

Presente na zona Leste, o Parque do Carmo é outra boa opção para os fãs de parques. Com a mesma infraestrutura esportiva dos outros parques, o diferencial fica pelas churrasqueiras que podem ser utilizadas depois de uma manhã de muito suor e cansaço.

Parque da Juventude

Localizado onde ficava antes o presídio do Carandiru, o Parque da Juventude conta com oito quadras poliesportivas e duas de tênis, aulas de tênis e taewkondo gratuitas e um vasto espaço utilizado por diversos skatistas.

Parque do Trabalhador

Localizado na zona Leste, o parque conta com ótima estrutura esportiva. Além do que todo parque já disponibiliza, há também uma parceria com o Clube Escola, que dá aulas de diversos esportes, entre futebol, basquete, rúgbi, karatê e muitos outros esportes.

Parque Villa-Lobos

Um dos parques mais famosos da cidade, ele conta com diversas quadras e áreas para quem quiser pedalar ou andar de patins ou skate.

Parque Zilda Natel

Localizado na zona Oeste, o parque é reduto de quem gosta de andar de skate ou patins. Com três pistas específicas para a prática do esporte, o parque segue uma linha mais urbana, mas sem deixar a natureza de lado.

Praça Victor Civita

A praça, localizada em Pinheiros, conta com muitos atrativos. Além da extensa agenda cultural, ela possui uma programação gratuita voltada aos esportes.  Como, por exemplo, pilates e yoga.

Aula de yoga ao ar livre. Foto: Divulgação.Aula de yoga ao ar livre. Foto: Divulgação.Yoga

Para quem gosta de se alongar, há também o projeto Yoga ao ar livre. Idealizado por Juliana Figueira, que busca democratizar a prática do yogacom aulas gratuitas, que ocorrem geralmente no Parque da Juventude, com os participantes se encontrando por volta das 10h. Quem quiser acompanhar as atividades, basta entrar no grupo do Facebook.

***
Fonte: SPTuris.