São Paulo participa do maior experimento de contato visual do mundo - São Paulo São

Evento proporciona troca de olhares entre estranhos como forma de humanizar as cidades. Imagem: The World's Biggest Eye Contact Experiment / Reprodução - Site. Evento proporciona troca de olhares entre estranhos como forma de humanizar as cidades. Imagem: The World's Biggest Eye Contact Experiment / Reprodução - Site.

O que aconteceria se todas as pessoas de São Paulo olhassem com apreciação umas para as outras? Como seria viver em uma cidade em que todos se olham nos olhos? Essa é a reflexão e o convite do World’s Biggest Eye Contact Experiment (ou “o maior experimento de contato visual do mundo”): trazer, para a realidade do cotidiano, um momento em que podemos sentir um gostinho desse mundo mais humano e possível.

No dia 23 de setembro, milhares de pessoas em diversos países diferentes vão parar e olhar ao redor, reconhecer o outro e se mobilizar por um mundo com mais empatia, mais humanidade nas relações e mais conexão. A iniciativa, coordenada pelo The Liberators International, terá seu capítulo em São Paulo no Parque Ibirapuera. O evento é organizado por voluntários, gratuito e aberto para todas as pessoas - é só chegar, se sentar e olhar nos olhos de outra pessoa.

Edição em Montreal, Canadá. Foto: David Wong / Flickr.Edição em Montreal, Canadá. Foto: David Wong / Flickr.O que parece simples, na realidade, é um gesto bastante poderoso: “Por meio desse experimento, além deEdição em Montreal, Canadá. Foto: David Wong / Flickr.Edição em Montreal, Canadá. Foto: David Wong / Flickr. estabelecermos um contato profundo de apreciação do outro, estamos também nos permitindo ser olhados, nos colocando em um lugar de vulnerabilidade e nos conectando com a nossa humanidade”, reflete Flávia Sato, coorganizadora do capítulo de São Paulo. 

Para Thayna Meirelles, especialista em comunicação não-violenta e coorganizadora do experimento, “Este experimento está totalmente alinhado com o mundo que queremos, no qual relações autênticas são co-construídas. Precisamos vencer esse medo de nos conectar verdadeiramente com o outro, reconhecer e acolher nossos sentimentos e emoções, comunicar nossas necessidades e nos mostrar como realmente somos. A vulnerabilidade não é sinônimo de fraqueza, como fomos ensinados a pensar, ao contrário, é o único meio possível para a verdadeira conexão humana. Assumi-la é enfrentar nossos medos, e o caminho para deixar as máscaras sociais de lado e viver uma vida autêntica.”

Assista o vídeo The World's Biggest Eye Contact Experiment 2017: Global Call Out!

Serviço
Edição em Melbourne, Austrália. Foto: Birthmark Photography.Edição em Melbourne, Austrália. Foto: Birthmark Photography.Evento “World’s Biggest Eye Contact Experiment“ - São Paulo

Quando: 23 de setembro, sábado, a partir das 14h.
Onde: Parque Ibirapuera - Praça da Paz: https://goo.gl/maps/hP4fHFRLDuQ2
Quem pode participar: Todas as pessoas! 
Como funciona: Localize o experimento (a área estará sinalizada), escolha um lugar, convide uma pessoa e sentem-se um em frente ao outro para compartilhar ao menos 1 minuto de contato visual.
O que levar: Use roupas confortáveis, protetor solar e leve com você uma canga, toalha, almofadas ou o que quiser para se sentar e, claro, um olhar contemplativo.
Saiba mais: https://www.facebook.com/events/2010783379156557 
*Apenas em caso de chuva o evento será realizado em outro local, mas ainda dentro do Parque. 

***
Com informações World’s Biggest Eye Contact Experiment - São Paulo.