Conheça lugares incríveis de São Paulo que compensam a falta de verde na cidade - São Paulo São

Quando pensamos em São Paulo já associamos a cidade com uma enorme quantidade de prédios e lugares cinzas, certo? Acontece que nem sempre é assim: mesmo em meio ao barulho e caos, é possível encontrar recantos que nos tragam paz e nos fazem lembrar que existe verde em São Paulo.
Seja para fazer alguma coisa diferente no final de semana ou quem sabe fugir dos problemas, São Paulo tem lugares incríveis que compensam a falta de verde na cidade. Confira a galeria abaixo:

Parque do Ibirapuera

Foto: Shutterstock.Foto: Shutterstock.

Embora seja um dos lugares mais visitados em São Paulo, não tem como negar que o Parque do Ibirapuera tem todo um charme e encanto extremamente convidativo.  É certo que em alguns períodos do dia é possível encontrar o parque mais lotado, mas nada que estrague a beleza do passeio - afinal, ainda sim dá para encontrar lugares menos cheios, pois estamos falando do segundo maior parque da cidade. Ficar admirando o tempo passar por lá é um dos programas preferidos dos paulistanos que amam a natureza. Serviço Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana Diariamente das 05h às 00h.

Viveiro Manequinho Lopes

Foto: Reprodução/Ibirapuera.org (site oficial).Foto: Reprodução/Ibirapuera.org (site oficial).

Outro passeio muito bacana dentro do Parque Ibirapuera é a visita ao  Viveiro Manequinho Lopes, espaço de produção de mudas para plantio em áreas públicas da cidade. O local possui coleções vivas de espécies vegetais com um rico acervo de 200 espécies diferentes de plantas com potencial paisagístico e à disposição dos visitantes. Com entrada gratuita, a paisagem colorida deixa qualquer um encantado e certamente faz qualquer um esquecer os problemas e se sentir fora da agitada São Paulo! Serviço Avenida República do Líbano, 1151 - Parque do Ibirapuera Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Parque da Água Branca

Foto: Reprodução / Governo de São Paulo.Foto: Reprodução / Governo de São Paulo.

Quer conhecer um lugar com muito verde e ir na contramão do agito dos parques da capital? O  Parque da Água Branca, na Zona Oeste, é a melhor opção! Com espaço dedicado para meditação, leitura de livros e trilhas em meio às árvores, o local é uma ótima opção para ir durante a semana, no final de tarde! Ao contrário do que pensam, o lugar costuma permanecer com clima tranquilo, longe da agitação dos centros urbanos, mesmo que esteja localizado em uma grande avenida. Lá, é normal encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves andando harmoniosamente em meio aos visitantes, coisa que dificilmente encontramos em uma cidade movimentada. Para quem quer fazer um programa diferenciado, aos sábados é realizado um café da manhã com produtos livres de agrotóxicos junto com uma feira. Serviço Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca Segunda a Domingo, das 6h às 20h.

Jardim Botânico

Foto: Shutterstock.Foto: Shutterstock.

O Jardim Botânico é um dos passeios mais legais para quem curte natureza em São Paulo. O local é um dos pontos mais sossegados da capital, sem contar que abriga um paisagismo incrível. São diversas árvores e flores para se observar, sem mencionar a estufa e o lago. Seja para um final de semana ou durante a semana, o roteiro é um dos passeios obrigatórios para todos os paulistanos! Serviço Avenida Miguel Estéfano, 3031 - Parque do Estado Terça a domingo, das 9h às 17h R$ 5 (R$ 3 meia entrada).

Parque do CarmoFoto: Shutterstock.Foto: Shutterstock.

Localizado em uma antiga fazenda de um rico empresário, o  Parque do Carmo  é considerado o segundo maior parque da capital paulista, perdendo apenas para o Parque Estadual da Cantareira. Com cerca de 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos, lagos naturais e diversas espécies de animais. Além disso, o local conta com o Museu do Meio Ambiente. Com tanto verde e tantas opções de atividades, dificilmente o visitante se sente incomodado no local. Nos dias de semana, o parque costuma ser ainda mais tranquilo do que aos finais de semana. Serviço Avenida Afonso Sampaio Souza, 951 - Itaquera Diariamente, das 5h30 às 20h.

Parque Ecológico do Tietê

Foto: Shutterstock.Foto: Shutterstock.

Considerado um dos lugares verdes mais completos da capital, o Parque Ecológico do Tietê possui diversas opções de atividades. Para quem ama natureza, o passeio é um prato cheio, além de ser um excelente lugar para reunir os amigos e fazer um piquenique. Por lá é possível reservar (com até 30 dias de antecedência) uma das diversas churrasqueiras ou até mesmo utilizar os quiosques cobertos. Não é permitida a entrada de animais domésticos. Para a diversão, é possível alugar bicicletas e pedalinhos por um valor acessível. Quem quiser mais informações ou fazer uma reserva, basta entrar no  site . Serviço Rua Guirá-Acangatara, 70 - Eng. Goulart Segunda a Domingo, das 8h às 17h

Parque Ecológico do Guarapiranga

Foto: Shutterstock.Foto: Shutterstock.

Que tal curtir a natureza em uma das regiões mais privilegiadas de São Paulo? Beirando a represa, o  Parque Ecológico do Guarapiranga  agrada por seu sossego e localização. Longe das ruas e prédios, o local é um dos pontos mais remotos da cidade. Além disso, por lá encontramos praias artificiais - as águas da represa são próprias para banho, o que possibilitou a criação de 18 praias em sua orla! Entre as mais visitadas, está a Praia do Sol, que é exclusivamente para banhistas. Existem praias específicas dedicadas à prática de esportes náuticos, como a do Parque Náutico, onde é possível andar de jet ski, vela, lancha e etc. Serviço Estrada da Riviera, 3286 - Riviera Paulista Segunda a Domingo, das 8h às 17h.

Parque Estadual da Cantareira

Foto: Shutterstock.Foto: Shutterstock.Para quem deseja fugir dos parques lotados e ter a sensação de que está fora da cidade, uma excelente opção de passeio é o  Parque Estadual da Cantareira .  É surpreendente que haja uma floresta de Mata Atlântica tão grande a apenas 10 km do centro de São Paulo! Trilhas, mirantes, muito verde e contato com a natureza são destaque por lá. Um dos pontos mais visitados do lugar é a Pedra Grande, incrível mirante de 6.780 metros, de onde se pode ter uma visão panorâmica da cidade!  Serviço Rua do Horto, 1799 - Horto Florestal Sábados, domingos e feriados, das 8 às 17h.

Parque Estadual do Jaraguá

Foto: Shutterstock.Foto: Shutterstock.

O  Parque Estadual do Jaraguá fica localizado na região noroeste de São Paulo e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica dentro da capital. O local é conhecido principalmente pelo  Pico do Jaraguá, que, com seus 1.350 metros de altitude, é considerado um dos pontos mais altos da cidade. A vista panorâmica de São Paulo, junto com trilhas, passeios e diversas atividades em meio à natureza, fazem do lugar um incrível destino de ecoturismo sem precisar sair da capital. Serviço Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Pirituba Segunda a Domingo, das 7h às 17h.

***
Por Juliana Sartori no Guia da Semana do Terra.