Shows e nomes consagrados para as comemorações do Dia Nacional do Samba em São Paulo - São Paulo São

Celebrado em 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba terá, em São Paulo, uma programação especial para comemorar a data. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a série de shows traz nomes relevantes da cena do samba ao Centro da cidade.  

“O samba é um estilo musical querido dos paulistanos. Com essa comemoração ao ar livre, a SMC quer reunir o público em pontos estratégicos do Centro para dançar e se divertir, honrando o legado dos grandes sambistas e abrindo espaços para as novas vozes do gênero”, pontua o secretário André Sturm. 

A Praça do Patriarca inicia as comemorações no dia 1º de dezembro, às 18h, com o show do grupo Samba de Rainha, que recebe como convidada a cantora Marina de La Riva, para homenagear as grandes vozes femininas deste gênero musical. O repertório conta com músicas de Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Alcione.

No dia 2, é a vez do Boulevard São João receber uma programação especial, com apresentação das rodas de samba da Comunidade Pagode da 27 e sua convidada  especial, a sambista Fabiana Cozza, que trazem ao palco o samba de raiz e releitura de clássicos, às 16h.

O compositor Monarco da Portela, referência do samba nacional, se apresenta no Coreto da Praça Antonio Prado, no dia 8 de dezembro, às 18h, com o grupo Terreiro de Compositores, um movimento cultural da zona leste que traz canções autorais interpretadas em rodas de samba semanais.

Monarco da Portela, se apresenta no Coreto da Praça Antonio Prado, com o grupo Terreiro de Compositores. Foto: Oscar Moura.Monarco da Portela, se apresenta no Coreto da Praça Antonio Prado, com o grupo Terreiro de Compositores. Foto: Oscar Moura.O grupo Na Palma da Mão, em conjunto com o cantor Royce do Cavaco, faz uma roda de samba com sucessos de várias épocas no dia 9 de dezembro, às 16h, na Praça da República.

Para finalizar a programação no Centro, o samba de terreiro será reverenciado pelo Glória ao Samba na Praça das Artes, no dia 10 de dezembro, a partir das 14h. Em homenagem aos dez anos de formação,  rodas de samba apresentarão repertório de sambas de quadra, sambas-enredo de escolas que estão fora do eixo das grandes escolas cariocas, além de samba de terreiro.

Completando a programação, a Casa de Cultura de Santo Amaro recebe o tradicional Samba da Vela às segundas-feiras, às 20h. Já, a Casa de Culturado M’Boi Mirim recebe, no dia 3, o grupo Samba da Cultura, às 18h.

A programação 

Comunidade Pagode da 27. Foto: Nego Júnior.Comunidade Pagode da 27. Foto: Nego Júnior.Centro

Samba de Rainha convida Marina de La Riva
Dia 1º, às 18h.
Praça do Patriarca.

Pagode da 27 convida Fabiana Cozza 
Dia 2, às 16h.
Boulevard São João. 

Terreiro de Compositores convida Monarco da Portela
Dia 8, às 18h.
Coreto da Praça Antonio Prado. 

Na Palma da Mão convida Royce do Cavaco 
Dia 9, às 16h.
Na Praça da República. 

Glória ao Samba
Dia 10, às 14h.
Na Praça das Artes.

Casas de Cultura 

Samba da Vela
Às segundas-feiras, sempre às 20h.
Casa de Cultura de Santo Amaro. 

Samba da Cultura
Dia 3, às 18h.
Casa de Cultura do M’Boi Mirim.

Todas as apresentações são gratuitas. 

***
Com informações de Secretaria Municipal de Cultura.