Da aristocracia cafeeira ao presente: passeio por Campos Elíseos resgata a história do bairro - São Paulo São

No próximo sábado, dia 4 de agosto, acontece mais um Roteiro Subcentro, ciclo de passeios guiados pela região central da cidade.

São passeios para conhecer o passado do Brasil e entender o seu presente. Palacete Santos Dumont hoje Museu da Energia. Foto: Juan Esteves.São passeios para conhecer o passado do Brasil e entender o seu presente. Palacete Santos Dumont hoje Museu da Energia. Foto: Juan Esteves.Esta edição será dedicada aos Campos Elíseos e recebeu o nome de "Da Aristocracia Cafeeira ao Presente". Os passeios do Subcentro são criados para fazer o público conhecer fatos históricos e de um passado recente, dar respostas para compreender tanto a atualidade da região como do país e provocar um debate em torno das questões sociais. O passeio também é uma potente ferramenta de educação e ativação do turismo gerador de renda para os negócios locais.

Casa da Don'Anna, charmosa mansão centenária restaurada nos Campos Elíseos. Foto: Divulgação.Casa da Don'Anna, charmosa mansão centenária restaurada nos Campos Elíseos. Foto: Divulgação.

O roteiro terá início na Praça Júlio Prestes e termina na Casa da Don'Anna, que nesta data abrirá o restaurante-café localizado no belo jardim com orquídeas. O lugar é uma ótima pedida para almoçar ou passar à tarde tomando chopp ao som de jazz e estará aberto das 10h às 19h. A ilustradora Marília Navickaitè estará expondo suas ilustrações de imóveis históricos da região e algumas terão parte da renda revertida para o Projeto Subcentro.

Os Campos Elíseos 
 
No final do século XIX, o bairro Campos Elíseos tornou-se moradia das pessoas mais ricas e influentes do Brasil. Com a abolição da escravidão e a passagem do regime de governo de monarquia para república, este pequeno grupo de poderosos ávidos pelo progresso idealizava uma nação com características européias. Eram tão poderosos a ponto de construírem ferrovias para seus negócios - qualquer semelhança com a atualidade não é coincidência - e até os anos 1930 definirem os rumos políticos, econômicos, urbanísticos e sociais do país.
Fachada principal do Palácio Campos Elíseos, sede do Sebrae voltada para economia criativa em São Paulo. Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress.Fachada principal do Palácio Campos Elíseos, sede do Sebrae voltada para economia criativa em São Paulo. Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress.
Pelo fato de o Palácio do Governo estar localizado aqui, a região também foi palco de batalhas da Revolução de 1924 e da Revolução de 32 - cujas marcas podem ser vistas na fachada do Liceu Coração de Jesus, colégio construído para educar filhos dos ex-escravos e dos imigrantes. 

É a oportunidade de conhecer o interior do luxuoso Palácio Campos Elíseos (residência do cafeicultor e político Elias Chaves até 1917 e depois Palácio do Governo do Estado até 1967), que abriga o Centro Nacional de Referência e Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa do Sebraeo. O roteiro percorre por locais históricos, o entorno da antiga rodoviária, visita casarões e entra em lugares como Estação Julio Prestes e Santuário Coração de Jesus.

O Projeto Subcentro

Agentes de cultura e economia criativa na região de Campos Elíseos. Imagem: Caru Albiquerque.Agentes de cultura e economia criativa na região de Campos Elíseos. Imagem: Caru Albiquerque.

O Subcentro foi criado em janeiro de 2017 pela curadora e pesquisadora de cultura urbana Caru Albuquerque, moradora de Campos Elíseos no edifício Cícero Prado, para ressignificar a região, promover os agentes criativos, valorizar a economia local, divulgar a história, ativar a circulação de pessoas e propor soluções para das demandas ambientais e urgências sociais do território que abrange Campos Elíseos, parte da Barra Funda e do Bom Retiro. Além de roteiros, o Subcentro divulga os agentes criativos, promove eventos e debates, dá consultoria para a iniciativa privada e propõe soluções para a gestão pública a fim de desenvolver territórios por meio da divulgação dos agentes criativos, apoio à economia local e resgate da memória para formação outros centros nas metrópoles.

Serviço

As vagas para esta edição estão esgotadas e o próximo roteiro está programado para Barra Funda e Bom Retiro.
Informações: 11 98375-9121 (cel. ou whatsapp) e [email protected]
Facebook: www.facebook.com.br/projetosubcentro
Instagram: @projetosubcentro
Site: www.subcentro.com.br

***
Com informações de Caru Albuquerque / Subcentro. O São Paulo São é parceiro da iniciativa.