Parque Villa-Lobos recebe 'Ler é Uma Viagem', piquenique literário - São Paulo São


Neste domingo, 16 de agosto, o projeto Piquenique Literário do 'Ler é Uma Viagem' chega ao Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Na tarde de domingo, das 14h às 17h, o público poderá conferir gratuitamente o evento que reúne diversas atividades que visam estimular o prazer pela leitura.

O Piquenique Literário tem como símbolo central uma árvore de livros na qual as obras são penduradas, convidando a população a provar as histórias como frutos colhidos na hora. A decoração dos espaços será composta ainda por varais de poesias feito pelo Grupo Reinações de Artesanato e Literatura, formando uma ambientação criativa e agradável. Entre as atrações, os participantes poderão conferir um sarau com leitores públicos, contadores de histórias, músicos e ainda um espaço para troca de livros. “Convidamos a todos para que levem seus livros antigos, pois haverá um espaço reservado para a troca de livros durante os piqueniques”, diz Élida Marques, coordenadora do projeto.

Além disso, o evento conta com a presença de mediadores de leitura que terão o papel de convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades. “Esses mediadores estão passando por uma formação gratuita com a equipe de arte-educadores do Ler é uma viagem, com encontros nos dias que antecedem os piqueniques”, comenta Élida.

Acessibilidade e consultoria ambiental

O Piquenique Literário proporciona a acessibilidade universal e terá a presença de tradutor de Libras, livros em braile e fácil acesso para pessoas com dificuldades de locomoção. Além disso, tem como diferencial a preocupação com o meio ambiente e conta com a consultoria da empresa Cinema Verde, que vai colaborar para que haja uma integração adequada com o ambiente ocupado. “Queremos inspirar o público atendido à prática de ações para diminuir o impacto ambiental no seu cotidiano”, revela.

Sobre o 'Ler é Uma Viagem'

Programa criado em 2003, pela atriz Élida Marques, incentiva práticas leitoras através da mediação de leitura com música ao vivo, leitura pública, saraus, recitais, shows e eventos literários diversos. Realizou mais de 500 apresentações e reuniu um público de mais de 30 mil pessoas que foram sensibilizadas pelo prazer que a leitura literária pode proporcionar.

Os projetos apoiados por leis de incentivo do Ler é uma Viagem ocuparam praças, parques, bibliotecas públicas e principalmente escolas, com histórias de Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e Hans Cristian Andersen, entre outros autores. Em andamento, destaque para “Dom Quixote de Lobato”.

Outras informações estão disponíveis no site: www.lereumaviagem.com.br

Fonte: Revista Incluir.