Mesmo para os padrões holandeses, a cidade de Utrecht é incrivelmente adequada para ciclistas e pedestres, mas há planos para torná-la ainda mais adequada.
Considerando que em grande parte do restante da cidade os motoristas são tratados como convidados em “fietstraats” – ou ciclovias -, quase não haverá nenhum carro no distrito de Merwede, que logo será reconstruído; lojas, escolas e outras amenidades estarão a uma curta caminhada, e o centro de Utrecht, um quilômetro ao norte, estará a uma curta distância de bicicleta.
Um plano de desenvolvimento urbano para transformar radicalmente um parque industrial à beira do canal que atravessa o centro da cidade de Utrecht, foi elaborado em conjunto com dez proprietários de terrenos.
O plano, negociado com os habitantes locais, prevê que num local de 60 acres (aproximadamente 243 mil metros quadrados) será implantado um subúrbio denso e ecológico sem carros até 2024. O projeto prevê um distrito de uso misto de 17 quarteirões para 12.000 moradores, nenhum dos quais precisaria usar carros particulares para suas necessidades diárias.
Outro aspecto crucial do novo bairro é a ideia de que será voltado para a economia circular. Isso significa criar o mínimo de resíduos possível e usar o mínimo possível de novos recursos. Além do projeto que exclui principalmente carros, Merwede terá outras características ecológicas, como aquecimento e refrigeração fornecidos através de um canal: esta será a maior instalação de armazenamento subterrâneo de calor e frio na Holanda.
***
Por Carlton Reid na Forbes (Inglês).