Visite 12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo pelo mundo

Rio de Janeiro

Imagem: Nicolas Antoine Taunay, 1816.

“Everything the Eye can See: Views of Rio de Janeiro and its Hills”, exposição do Museu Nacional de Belas Artes, apresenta uma amostra de criações artísticas a partir da valorização da serra carioca. São vistas panorâmicas que procuram abranger tudo o que os olhos podem ver.

Visitar exposição

Berlim

Foto: Walter Sanders 1948.

“Visions of division”, do LIFE Photo Collection, reúne fotos históricas de Berlim “do bloqueio ao muro na Berlim da Guerra Fria.”

Visitar exposição

Paris

Foto: Léon et Lévy Roger Viollet, 1900.“The Eiffel Tower in 1900” apresenta uma coleção de fotos e ilustrações do maior símbolo da capital francesa, com vistas fantásticas da cidade na época.

Visitar exposição

Tóquio

Imagem: Aōdō Denzen, século XIX.“Famous Views of Tokyo”, do Museum of Applied Arts and Sciences, traz gravuras feitas entre 1876 e 1882, retratando cenas de Tóquio, no Japão. Também convidamos você explorar o rico acervo do Kobe City Museum, onde irá encontrar diversas referências histórica da cidade.

Visitar exposição 

Londres

Imagem: London General Omnibus Company, Walthamstow, 1913

O London Transport Museum faz uma seleção das 10 atrações imperdíveis do seu acervo sobre a história do transporte da capital inglesa.
Visitar exposição

Nova York

Imagem: Museum of the City of New York, 1908.

A exposição “The West Side’s story”, do Museum of the City of New York, faz um tour pela história do Upper West Side, desde seu primeiro assentamento até a construção do Lincoln Center.

Visitar exposição

Cidade do México

Foto: Gustavo Casasola.“A Tour Around Mexico City” nos convida a percorrer as ruas da capital mexicana, revisitando épocas marcantes na história da cidade através das lentes do fotógrafo Gustavo Casasola.

Visitar exposição

Teotihuacan

Foto: Jorge Pérez de Lara Elías.Na primeira metade do primeiro milênio, Teotihuacan, localizada no Vale do México, era o centro cultural, político, econômico e religioso da antiga Mesoamérica. O de Young Museum, de San Francisco, apresenta “Teotihuacan: City of Water, City of Fire”, que revive o legado de seus cidadãos na arte e arquitetura, admirado e estudado por acadêmicos e visitantes de todo o mundo.

Visitar exposição

Hong Kong

Imagem: Electric City, Hong Kong.“Electric City – The Neons of Hong Kong”, do West Kowloon Cultural District, explora a relação de Hong Kong com seus marcantes letreiros em neon. Com início na década de 1920, os tubos eletrificados e cheios de gás de neon viveram seu apogeu entre os anos 50 e 80. Em 1964, um relatório do governo se gabava de que “um milhão de letreiros de neon iluminavam as ruas, proclamando suas mensagens em todas as cores.”

Visitar exposição

Melbourne

Foto: Public Record Office Victoria, 1954.

O Public Record Office de Victoria, estado australiano cuja capital é Melbourne, traz a exposição “Streets of Melbourne”, que conta a história do desenvolvimento urbano da cidade de Melbourne a partir das suas ruas, com materiais que abrangem o período de 1836 a 1935.

Visitar exposição

Chicago

Imagem: Chicago History Museum, 1900.

“Ride Around Chicago: A City in Transition”, exposição do Chicago History Museum, detalha o período de crescimento e transformação vivido pela cidade nas décadas seguintes ao incêndio de 1871.

Visitar exposição

Budapeste

Foto: François Guerraz.

“Bridges – Ages – Budapest”, do Budapest History Museum, percorre a história da capital da Hungria através de suas pontes. 

Visitar exposição

***
Por Anthony Ling e Gabriel Lohmann via Caos Planejado.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.