13 países que reduziram a velocidade máxima em áreas urbanas


A nova polêmica quando se fala em mobilidade na maior capital brasileira é a redução da velocidade máxima nas marginais Tietê e Pinheiros, tudo por que a prefeitura determinou que a partir do dia 20 de Julho os motoristas não poderão passar de 70 km/h nas vias expressas destas avenidas e de 50 km/h nas pistas locais. A velocidade também será reduzida na Radial leste e Avenida Aricanduva.

A medida, segundo a prefeitura, é para reduzir o número de acidentes. Nas duas Marginais no ano passado foram 1.180 acidentes com vítimas, sendo 1.399 pessoas feridas e 73 mortes. Na Marginal Tietê, foram registrados 504 acidentes com vítima em 2014, que provocaram ferimentos em 645 pessoas e 40 mortes. Já na Marginal Pinheiros, no mesmo período, foram 580 acidentes com vítima, com 754 pessoas feridas e 33 mortes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, acidentes de trânsito podem se tornar a 5ª maior causa de mortes até 2030. Em cidades onde a velocidade máxima permitida é de 50 km/h, os índices de mortes anuais são de até 3,1 óbitos por 100 mil habitantes. Em São Paulo, onde as velocidades máximas estão acima de 60 km/h, este índice é de 11,8.

De acordo com um estudo da organização WRI Brasil-EMBARQ Brasil, ao atropelar um pedestre a 60 km/h, o risco de morte é de mais de 80%; se o carro estiver a 50 km/h, contudo, a vítima sofre ferimentos, mas o risco de fatalidade é bem menor, inferior a 50%.

Vamos aos países que reduziram a velocidade máxima em áreas urbanas a 50 km/h.

Áustria / Viena

 

Bélgica / Bruxelas

20100119-rue-de-la-loi-01


Dinamarca / Copenhague

fahrrad_danemark_eu_radfahren

 

Finlândia / Helsinque

fin_helsinki_hkl_vintagetramsmeet_at_alppila_L

 

França / Paris

img_9400

 

Alemanha / Berlim 

friedrichstrasse-street-berlin

Grécia / Atenas

PB301757

Itália / Roma

tumblr_m51rspdk731r42r3ho1_1280

Luxemburgo / Luxemburgo

lux

 

Noruega / Oslo

oslo

 

 Portugal / Lisboa

lisboa

 

Espanha / Madrid

madri

 

Suécia / Estocolmo

stocolmo

 

***
Renato Lobo no Via Trolebus.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.