Entre os dias 22 e 25 de agosto em centenas de pontos da cidade de São Paulo, a Virada apresenta uma programação inteiramente gratuita com música, teatro, dança, cinema, instalações, exposições, programação de bem-estar e para crianças, além do Fórum Virada Sustentável.
A Virada é norteada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento apresenta mais de 600 atividades e gera ampla visibilidade às iniciativas positivas e inspiradoras da cidade, que trabalham temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o festival estará novamente presente em 44 das 46 unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital.
Neste ano, o festival é segmentado em oito pilares. O de ‘Música’ reúne três shows por dia no Palco do Parque Ibirapuera. ‘Fórum’ tem convidados internacionais. ‘Artes Visuais’, dá vida ao ‘Jardim Suspenso da Babilônia’ no Minhocão entre outras atrações. ‘Mostra de Cinema’ apresenta a pré-estréia de “Longe da Árvore” e tem o CineSolar, primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável para funcionar.
‘Mostra de Teatro’ traz a maior programação teatral de todas as edições da Virada Sustentável. ‘Mostra de Dança’ leva espetáculos para o Instituto Tomie Ohtake e para a Fábrica de Cultura do Jaçanã. O pilar ‘Kids’ tem uma extensa programação em diversos locais da cidade com destaque para mais de 30 contações de histórias por toda a cidade, atividades em 40 unidades dos CEUs, Parque Ibirapuera, Parque Mário Covas, entre outros. Por fim, mas não menos importante, a programação de ‘Bem Estar’ é um mix de atividades que prezam pelo bem estar físico e mental.
Participam do evento representantes de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, empresas, escolas e universidades.
Serviço
Virada Sustentável São Paulo 2019
De 22 a 25 de agosto.
Locais: Parque Ibirapuera, Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural da Juventude, Teatro Sérgio Cardoso, Museu da Diversidade Sexual, Biblioteca Villa-Lobos, Biblioteca São Paulo, MIS, ‘Rua das 100 Minas’ na Lapa, Circuito Paulista (Parque Mário Covas, Parque Trianon, Japan House, Blue Note, Parque Augusta, Minhocão), Unibes Cultural, unidades dos CEUs, Fábricas de Cultura e equipamentos culturais e socioeducativos da cidade.
As atividades são gratuitas e algumas requerem inscrição através do https://www.viradasustentavel.org.br/
***
Com informações da Agência Lema.