Concreta e vegetal ao mesmo tempo, como um elemento vivo. Fotografias do concreto são sobrepostas e mescladas com elementos vegetais. Muros, prédios e postes se tornam o esqueleto de um corpo vivo.
Como uma metáfora do ser humano, prédios são construções mentais que não deixam ver a verdadeira natureza, que esta sempre presente mesmo que menos notável em um primeiro olhar. Dois elementos indissociáveis de uma personalidade única: Sampa.
Mesclando natureza e cidade em uma só imagem, o titulo de cada foto diz o local onde cada elemento foi fotografado: “Minhocão/Parque Ibirapuera”, ou “Marginal Pinheiros/Jardim Botânico.
Serão expostas ao todo 20 fotografias, tiradas entre 2017 e 2018 e que foram impressas em papel Papel Hahnemühle Photo Rag Ultrasmooth 310g.
A-nima-L
A-nima-L é um duo de fotógrafos franceses instalado em São Paulo. Alex Diss e Laurent Van Der Voo juntam seus olhares em um trabalho fotográfico conceptual: dois atores, um clique, uma foto.
O duo foi criado em 2015 após a primeira exposição em conjunto com o título Olhares Cruzados. Depois deste encontro, seguiram produziram mais duas exposições, “Anima-L na Cidade Matarazzo” em 2017 e “Ships & Rust”, 2017.
Alexandra e Laurent fotografam juntos, sempre, e mesclam seus olhares para dar nascimento á um trabalho de 4 olhos e uma máquina fotográfica. Este projeto artístico passa por uma reflexão comum sobre um sujeito, dando uma leitura sensível de uma realidade que se transforma paralelamente à descoberta e evolução de seu trabalho.
Alex Diss 1973, Francesa vivendo em São Paulo.
O olhar deve ser adestrado e educado. Alex Diss está ciente disso desde pequena, tendo crescido num ambiente artístico, e depois através da sua formação em história da arte.
Desde 2006, durante uma estadia na Índia, ela fotografa em sua mente. “Declique”, um novo horizonte visual e mental se abre, as referências acadêmicas ocidentais mudam e, a imperfeição da realidade torna-se estética. O clique se faz em 2014 no Brasil. A linguagem fotográfica torna-se clara, a expressão de uma certa sensibilidade do mundo com uma energia para tornar visível o imperceptível e, por vezes, essa vontade de ampliar o que parece insignificante.
Sua temática é deliberadamente instintiva, podemos ver isso em seus assuntos diversificados, fruto de suas inúmeras viagens.
Laurent Van Der Voo 1972, Francês vivendo em São Paulo.
Formação em economia e Historia. Começou a fotografar com 18 anos durante suas viagens. Emigrou para o Brasil em 1996 onde trabalha uma empresa de navegação desde então. Viaja o mundo todo e no Brasil, sua máquina fotográfica sempre à mão, desde o inicio da década de 2000. Assim que seu olho encontra, durante suas viagens, deslocamentos em cidades ou em seu cotidiano, um assunto que poderia tornar-se uma fotografia, ele a faz. Para ele, não há nenhuma foto ruim. O que conta é o momento que vai ficar para sempre impresso.
E é esta capacidade de ver o momento o qual grande maioria das pessoas não consegue ver, que faz toda a singularidade de suas fotografias.
Serviço
Exposição do duo A-nima-L dos artistas Alex Diss e Laurent Van der Voo.
Título: “Naturacidade”.
Abertura: 16 de agosto de 2018 das 18h às 21h.
Período expositivo: 17 de agosto a 06 de setembro de 2018.
Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 240 – Jardim Europa, São Paulo.
Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h – Sábados mediante agendamento.
Para maiores informações: (11) 3063 – 4630 – contato@artehall.com.br – http://artehall.com.br/
***
Da Redação, com informações Artehall.