O projeto-piloto da faixa verde será na Av. da Liberdade, com previsão de entrega para o mês de outubro. Foi executada primeiramente a regularização do pavimento no trecho a ser implantado, que é da Ruas dos Estudantes até a Rua São Joaquim, no sentido bairro-centro, perfazendo uma extensão de 750 metros e largura bruta de 1,5 metros (ou 1,2 metros úteis, descontando-se a largura dos dispositivos). A largura média da calçada já existente varia entre 2 e 4 metros aproximadamente. Atualmente está em processo de implantação de sinalização e adequações de geometria. Essa avenida foi escolhida para a implantação do piloto porque concentra várias universidades, hospitais e estações de Metrô numa curta extensão.
No trecho onde será implantado o projeto piloto há uma grande concentração de escolas e universidades, além de atividades de comércio e serviços e acessos a estações do Metrô, além de três pontos de parada de ônibus. Nos horários de pico, especialmente de entradas e saídas de escolas, chega-se a verificar, atualmente, cerca de 400 pessoas/hora caminhando pelo leito carroçável da via, junto ao tráfego de veículos, por insuficiência de espaço nas calçadas. Em alguns pontos daquele trecho verifica-se a um fluxo de cerca de 5.500 pessoas/hora, como é o caso das proximidades do acesso à estação São Joaquim do Metrô, onde 5% dessas pessoas caminham pela faixa de veículos, expondo-se a um elevado risco de atropelamento.
A iniciativa vai ao encontro da atual política de mobilidade urbana defendida pela Prefeitura, de dar prioridade à circulação dos atores mais vulneráveis do trânsito, pedestres e ciclistas. Priorizar o pedestre é uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, também, da Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, segundo a qual o trânsito de pessoas se sobressai em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de automóveis (transporte individual motorizado).
Dados de contagens volumétricas de pedestres realizadas em 3/09/15 mostram um total de 3535 pedestres no pico da manhã (7:30h às 8:30h) e 5386 pedestres no pico da tarde (18:30h às 19:30h) utilizando a área de calçada com largura aproximada de 5,30m, nas proximidades da R. São Joaquim. Deste total de pedestres 0,5% ( pico manhã) e 5% (pico tarde) utilizam a pista de rolamento para realizar o deslocamento à pé, percentual este que aumenta para 6,2% ( pico manhã) e 14% ( pico tarde) em direção à R. Fagundes, onde a calçada apresenta uma largura aproximada de 3,0m.
Outro trecho com dado relevante é entre a R. Fagundes e R. Barão de Iguape com calçada de largura variável de 1,30 a 2,0m com volume total de pedestres de 794 no pico da manhã e 1639 pedestres no pico da tarde, dos quais 5,0% e 24%, respectivamente utilizam a pista de rolamento para realizar o deslocamento à pé.
Vale ressaltar que a capacidade viária da Av. da Liberdade será mantida. Será feito rebalizamento das faixas de tráfego com utilização da técnica de engenharia MULV (Máxima Utilização do Leito Viário), mantendo-se a faixa de ônibus existente no trecho entre a R. Barão de Iguape e Praça João Mendes com largura entre 3,20m a 3,50m e faixas para os demais veículos com largura média de 2,80m.
Fonte e fotos: CET.