A mostra ‘Paul Klee – Equilíbrio Instável’, que passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte ao longo de 2019, contará com pinturas, papéis, gravuras, fantoches e objetos pessoais de Klee. Em São Paulo, acontece entre os dias 13 de fevereiro e 29 de abril.
Suíço, filho de pai alemão, Klee transitou com notável desenvoltura por diversos estilos. Experimentou o Cubismo, o Expressionismo, o Construtivismo e o Surrealismo. Seu trabalho único e o talento como desenhista permitiram a Klee alcançar uma expressão pictórica própria, reforçando seu papel central na história moderna da arte.
Em todas as suas fases o tema se submete à forma, sem que o artista se limite, contudo, unicamente a ela: coloca em questão o tempo e o espaço, encontrando-os um no outro e transcrevendo-os na orquestração rítmica das linhas e dos mosaicos que elas geram.
Além disso, conviveu com grandes artistas como Pablo Picasso e deu aulas na Bauhaus, na Alemanha, a primeira escola de design do mundo. O legado do artista, composto por mais de quatro mil obras, está hoje no Zentrum Paul Klee, museu construído em 2005 pelo Arquiteto Renzo Piano, em Berna, na Suíça.
Em Paul Klee a arte está ligada mais à essência do que à aparência das coisas. Portanto, a arte não representa o mundo, mas o apresenta, sendo o artista o elo entre o ser interior e o mundo que o envolve.
A exposição ‘Paul Klee – Equilíbrio Instável’
Preparada especialmente para o público brasileiro, a exposição conta com 16 pinturas, 39 papéis, 5 gravuras, 5 fantoches e 58 desenhos, além de objetos pessoais do artista. Klee transitou por diversos estilos, mas não cabe atribuir ao seu legado artístico nenhum em particular, tendo alcançado uma notável expressão pictórica própria, que reforçou seu papel central na história moderna da arte. A curadoria é de Fabienne Eggelhöfer, do Zentrum Paul Klee, de Berna, na Suíça.
Serviço
‘Paul Klee – Equilíbrio Instável’
De 13/02 a 29/04
De quarta a segunda, das 9h às 21h
CCBB SP: Rua Álvares Penteado, 112, Centro, SP.
Telefone (11) 3113-3651.
Entrada franca.
Visitação com hora agendada
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.
***
Da Redação com informações CCBB / SP.