Táxis elétricos em Oslo, capital da Noruega, serão recarregados por ‘wireless’

O projeto usará tecnologia de indução, com placas de carregamento instaladas em pontos de táxi ligados a receptores instalados no veículo, informou a empresa finlandesa Fortum na última quinta-feira.

Projeto usará tecnologia de indução com placas de carregamento instaladas em pontos de táxi. Foto: CleanTechnica.

A partir de 2023, todos os táxis em Oslo serão obrigados a ter emissão zero e a Noruega quer que todos os carros novos estejam com os índices zerados até 2025. Entre outras nações, Reino Unido e França têm metas similares para 2040.

A Fortum, que está trabalhando com a empresa norte-americana Momentum Dynamics e a cidade de Oslo no esquema, disse que o maior obstáculo para a eletrificação de táxis até agora era a infraestrutura, já que é muito demorado para os taxistas encontrarem um carregador, plug-in, e depois têm de esperar o carro carregar.

Recarga de carro elétrico sem fio, agora é uma realidade em Oslo. Foto: Divulgação.A indução é mais eficiente em termos energéticos e permite carregar os táxis enquanto eles se movem lentamente nas filas. “O tempo é igual ao dinheiro quando os motoristas de táxi estão trabalhando”, disse Ole Gudbrann Hempel, chefe da rede de recarga pública da Fortum na Noruega.

A Noruega tem a maior proporção de carros elétricos do mundo, em parte graças a benefícios de longo prazo, como pedágios gratuitos ou com desconto, estacionamento e pontos de recarga. No ano passado, quase um em cada três carros novos vendidos foi elétrico.

O governo também isenta os veículos elétricos de impostos em veículos tradicionais que são muito altos em um país que não tem sua própria indústria de carros movidos a combustíveis fósseis para fazer lobby contra eles.

A indução é mais eficiente em termos energéticos e permite carregar os táxis enquanto eles se movem lentamente nas filas. Foto: Divulgação.Com apenas cinco milhões de pessoas, a Noruega comprou 46.143 novos carros elétricos a bateria em 2018, tornando-se o maior mercado da Europa, à frente da Alemanha, com 36.216 e da França, com 31.095, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.

***
Por Tarmo Virki da Reuters em Helsinque (Inglês).

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.