Projeções da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) a respeito do faturamento das lojas virtuais no país para 2024 mostram que o Brasil deve superar os R$ 200 bilhões, com um ticket médio de quase R$ 500 e mais de 90 milhões de compradores virtuais.
O número é maior do que a pesquisa realizada pela própria Abcomm para 2023, que indicou que o faturamento do e-commerce no Brasil em 2023 foi de R$ 185,7 bilhões, sendo que o ticket médio ficou em R$ 470. Além disso, o levantamento mostrou que foram realizados, no período, 395 milhões de pedidos e registrados 87,8 milhões de consumidores virtuais.
Para o professor e diretor da A/S Gestão e Marketing, Adriano Kogachi Sá, o crescimento das vendas no varejo digital está relacionado ao uso da tecnologia para aprimorar a experiência de compra dos consumidores.
“O crescente uso da tecnologia como ferramenta no varejo digital não apenas transforma a experiência do consumidor, mas também se traduz diretamente em resultados concretos”, afirma o professor.
Para ele, a personalização proporcionada por algoritmos e análises avançadas cativa os clientes e aumenta as taxas de conversão. “A eficiência operacional impulsionada pela automação e inteligência artificial melhora a satisfação do cliente e reduz custos, impactando positivamente a rentabilidade do negócio”, diz.
Personalização para aumentar vendas
Segundo o Relatório Varejo 2023 da plataforma de pagamentos Adyen, o uso da tecnologia pode implicar no aumento de vendas no varejo digital. Dados divulgados no estudo mostram que 69% dos consumidores desejam que as lojas lembrem de suas preferências e histórico de compras para um atendimento mais personalizado.
Para Sá, a personalização proporcionada pelo uso da tecnologia, como algoritmos de recomendação, melhora a experiência do cliente e aumenta as oportunidades de vendas cruzadas e upsell.
“A utilização inteligente de redes sociais engaja novos clientes, além de fidelizar outros e permite direcionar o tráfego para plataformas de e-commerce, resultando em um aumento nas vendas”, diz o consultor e mentor.
Outra pesquisa, realizada pela OpinionBox com 2 mil consumidores de todo o Brasil, apontou que 79% dos entrevistados concordam que a tecnologia ajuda muito no processo de compra.
O especialista destaca também a implementação de tecnologias inovadoras, como IoT e blockchain, na construção de confiança com os clientes e impulsionamento das vendas.
“A inovação constante no varejo digital vai além de uma busca por modernidade, é um investimento sólido em resultados financeiros. Empresas que abraçam tecnologias emergentes e se adaptam às demandas do mercado experimentam um crescimento robusto nas vendas”, explica o professor.
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