ABTCP 2024 discute avanços do setor de florestas plantadas

A transformação digital dos processos produtivos e o respectivo potencial para promover ganhos em circularidade e demais ações inovadoras da agenda ESG irão pautar a programação do ABTCP 2024 — 56.º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel. A próxima edição do evento deste tradicional encontro da cadeia produtiva da indústria de base florestal da América Latina será realizada entre os dias 1 e 3 de outubro, no Expo Transamérica, em São Paulo (SP).

Organizado e promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), o evento se apresentará em formato presencial, fortalecendo a já consistente rede de relacionamento do setor e oferecendo inúmeras oportunidades de atualização ao longo de seus três dias de realização. Executivos e profissionais que atuam na indústria de celulose e papel, assim como estudantes e profissionais de outras áreas de atuação poderão atualizar os seus conhecimentos e conferir as últimas tendências sobre uma variedade extensa de temas, a partir da pauta principal. “A solenidade de abertura, que tradicionalmente acontece na manhã do primeiro dia do evento, sempre conta com participações relevantes para debater as atualidades acerca de todos os integrantes dessa ampla cadeia produtiva e certamente já vale a reserva na agenda”, convida Darcio Berni, diretor executivo da ABTCP.

Berni destaca que o sucesso do Congresso realizado no ano passado, que somou 120 palestras técnicas, nove apresentações de keynotes e 54 trabalhos exibidos em formato de pôster, reforça as expectativas positivas para esta próxima edição do evento. “Os números refletem um recorde de trabalhos inscritos para o ABTCP 2023. Tanto a qualidade técnica dos estudos e das apresentações foram elogiadas pelo público quanto os detalhes relacionados à organização que sustenta um encontro anual deste porte”, comenta o diretor executivo da ABTCP. Ele lembra que a ABTCP dispõe de um comitê avaliador qualificado, que agrega trabalhos e contribuições atuais de membros da academia e de profissionais de empresas de tecnologia nacionais e estrangeiras para que o público participante fique a par dos principais desenvolvimentos do setor.

“As sessões técnicas são divididas por áreas, como Celulose, Papel, Meio Ambiente, Recuperação e Energia, entre outras, para que o enfoque da edição seja aprofundado em diferentes vieses, sempre com o respaldo de um comitê avaliador atuante e ciente das demandas mais atuais do setor”, evidencia Viviane Nunes, head of Education da ABTCP. 

“Vamos discutir questões sobre o papel do setor no planeta, envolvendo os elementos ar, água, fauna e flora, e terra, fatores tão essenciais para a perenidade de nosso negócio e que precisamos sempre nos manter na função de guardiões. Além disso, vamos tratar de temas atuais extremamente importantes não apenas para o nosso setor, mas para a sociedade como um todo, devido à transversalidade que trazem, a exemplo da transformação digital e da economia circular”, incentiva Ari Medeiros, diretor de Operações Industriais da Veracel, eleito presidente do Congresso ABTCP 2024. “Minha missão como presidente do Congresso ABTCP 2024 é representar esse setor tão importante para a economia nacional e buscar ser uma referência para jovens que, assim como o Ari de 1984, que participou de seu primeiro Congresso ABTCP, queiram construir suas carreiras e propósitos profissionais dentro do setor de papel e celulose”, completa, com entusiasmo.

Em paralelo à programação do Congresso, o público poderá conferir as tecnologias de ponta dos fornecedores e os cases de sucesso dos fabricantes participantes da Exposição, que ocorre a cada dois anos. Até o momento, 122 empresas estão confirmadas no espaço que contempla uma área total de 8 mil m2, sendo 3,5 mil m2 disponibilizados para os estandes expositores — o número de confirmações já supera a participação das 78 empresas presentes na feira expositora de 2022 e promete ainda mais novidades para a edição deste ano. “Teremos uma área de inovação, com o propósito de apresentar ideias de startups para o setor e promover aproximação entre diferentes players. Em abril, lançaremos o Manual do Expositor e, com isso, daremos início ao processo de produção da exposição, divulgando as próximas informações”, revela Milena Lima, responsável pela organização da exposição, sobre as etapas preparatórias.

Medeiros afirma que a ABTCP atua na disseminação de informações e inovações tecnológicas que agregam competências diversas à indústria de árvores cultivadas. “Iniciativas como os cursos oferecidos, a Rede de Inovação, o recém-lançado ABTCPflix e a Universidade Setorial hoje compõem a base da formação técnica e o desenvolvimento de talentos das empresas. Os eventos têm como objetivo fortalecer ainda mais essa estrutura, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais do setor”, comenta sobre o congresso e a entidade.

Durante o Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, a ABTCP realizará a assembleia anual, oportunidade que reúne associados para compartilhar detalhes sobre as frentes de trabalho em andamento e que consolida o espaço de diálogo com os players do setor. A ocasião também será marcada pelo jantar de confraternização com a premiação Destaques do Setor — na edição deste ano, o Jantar ABTCP será realizado na noite de 2 de outubro, na Casa Giardini, no Campo Belo, em São Paulo. Entregue há mais de 20 anos, o prêmio é destinado aos fabricantes e fornecedores da indústria de celulose e papel do Brasil que oferecem e compartilham inovações e práticas bem-sucedidas, agregando mais valor e bagagem técnica a toda a cadeia produtiva.

 

ABTCP 2024 — 56.º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel

Tema: A transformação digital dos processos produtivos, promovendo ganhos em circularidade e em ações inovadoras da agenda ESG

Data: 1 a 3 de outubro de 2024
Local: Expo Transamérica (São Paulo/SP)

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found
Posts relacionados
Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.