Além das latinhas: formas de reutilizar o papel alumínio evitam desperdício

A reciclagem de latinhas chega ao índice de 98% do que é produzido no Brasil, mas diversos outros produtos feitos de alumínio também podem ser reciclados, como é o caso do papel comumente usado para preparar assados. Muitas vezes, ele não é tão atrativo no recolhimento de recicláveis devido ao seu peso. Uma vez que os responsáveis por recolher recicláveis ganham de acordo com o peso da coleta. Além disso, o papel alumínio também demanda uma limpeza antes da reciclagem. 

Porém, existem usos domésticos que podem ajudar a reutilizar o item. Entre eles estão:

  • Limpar grelhas – Assim como a lã de aço, o papel alumínio pode ajudar na higienização de grelhas da churrasqueira ou forno, por exemplo. Basta fazer uma bolinha com a folha, passar na parte suja e depois lavar normalmente com água e detergente;
  • Arrastar móveis pesados – Um pedaço de papel alumínio embaixo dos móveis mais pesados, além de facilitar na locomoção de um lugar para o outro, evita arranhões no piso;
  • Afiar tesouras – Uma tática usada para afiar as tesouras e fazê-las voltar ao normal é cortar folhas de papel alumínio com elas.

“O papel alumínio pode ser facilmente reutilizado sem que seja necessário modificá-lo. Criar esse hábito é uma forma de ampliar seu uso antes do descarte, já que nem sempre as folhas são escolhidas pelos catadores de reciclagem”, explica especialista em alumínios e gestor da divisão de laminados da franquia Mundo Serralheiro, Trajano Neto. 

Ele reforça que ainda assim é importante que as pessoas coloquem o papel alumínio para reciclagem, não descartando diretamente o material. “Toda reutilização é válida, mas precisamos lembrar que estes aproveitamentos são métodos artesanais, criados ao longo do tempo, para substituir as ferramentas adequadas em casos de ausência”, finaliza.   

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found
Posts relacionados
Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.