Grande parte da população do globo terrestre recorda ou já ouviu falar que Santos Dumont inventou o avião. Contudo, poucos sabem quem foi o criador do pneu, um componente imprescindível para o funcionamento dos veículos. O personagem que deu o pontapé inicial nesta descoberta foi o veterinário irlandês John Boyd Dunlop, em 1888. Em sua oficina ele fabricou o primeiro aro feito com látex para substituir as rodas de madeira de uma bicicleta. Eureka: certamente, o inventor não imaginou que sua engenhoca, criada com a finalidade de trazer mais conforto e performance para a brincadeira do seu filho, evoluiria e revolucionaria os meios de transporte no mundo todo.
Foi a partir da invenção feita no quintal de sua casa que John Dunlop vislumbrou um negócio promissor e fundou a Dunlop Pneus. E o resgate de toda essa história, que mudou a humanidade, está sendo contada na nova campanha publicitária da marca, assinada pela agência paranaense Forte Apache. O primeiro vídeo já está no ar e simula um túnel do tempo em que John Dunlop viaja de seu laboratório para uma fábrica da Dunlop no Brasil. Ele se surpreende com todo o aparato tecnológico que moldou sua invenção e se transformou no pneu utilizado hoje e que está presente no dia a dia da população do mundo todo. E quem dá vida a esse personagem nas telas é o ator Eriberto Leão.
O slogan da campanha “Quem tem, Dunlop anda bem”, traduz o conceito desenvolvido pela equipe da agência Forte Apache para a campanha que apresenta o novo posicionamento da marca para o mercado nacional em 2024. A ideia é reforçar o compromisso da fábrica de pneus com os consumidores, mas com uma narrativa humanizada. Dessa forma, a Forte Apache criou um influenciador para a marca, que é a figura do seu próprio fundador.
“Utilizamos o recurso do storytelling e criamos um personagem para conectar a Dunlop com seu público-alvo. Além de mostrar a importância da Dunlop na história no segmento de pneus, queremos reforçar atributos dos produtos”, aponta Dario de Sá, CEO da Agência da Forte Apache.
Ele acrescenta que a atuação do ator Eriberto Leão é magistral e que ele conseguiu trazer para o filme o brilho nos olhos de quem viu sua criação inicial evoluir e conquistar o mundo. “Além disso, o personagem é o fio condutor de um enredo que demonstra todo o cuidado que faz parte do DNA da marca, que está no mercado há 130 anos”, observa Dario de Sá.
Reposicionamento
Após investir mais de R$ 1 bilhão no aumento da capacidade produtiva de pneus para veículos leves e pesados, a campanha de reposicionamento evidencia o novo momento da empresa e simboliza seu compromisso com o futuro no Brasil. Neste sentido, o objetivo principal da campanha é mostrar que a Dunlop é uma opção para o cliente que busca uma compra inteligente.
Mario Costa, redator da campanha ressalta que o insight criativo surgiu justamente da essência da marca Dunlop. Em um momento em que o mercado procura bater repetidamente na tecla de performance, de características mecânicas dos produtos, a empresa se destaca evidenciando sua história carregada de significados e criando uma conexão emocional por meio de um personagem tão genuíno. “O resultado é produto e branding alinhados para atender o mercado brasileiro e valorizar essa marca centenária”, salienta.
Vandré Fernandes, Diretor de Criação explica ainda que toda essa estratégia de brand position foi desenhada nos últimos dois anos pela equipe da Forte Apache. Os filmes que compõem a campanha e que são protagonizados pelo personagem querem deixar na lembrança do consumidor mensagens relacionadas aos produtos da marca. “E é o próprio fundador da Dunlop que transmite os valores da marca no vídeo. Ele criou o pneu a partir de um ato de amor, para melhorar a experiência do próprio filho na hora de andar de bicicleta. E nada como uma história verdadeira para gerar identificação de uma marca com seu público”.
A jornada de inovação da Dunlop Pneus ainda tem muitas histórias para contar. Há a previsão do desenvolvimento de diversos conteúdos que contam a história de John Dunlop e a importância de suas experiências.
O primeiro vídeo (de uma série de quatro) já está sendo exibido em canais de TV por assinatura, nos principais aeroportos do país e com ampla divulgação nas redes sociais.
Para assistir a história do “pai” do pneu, basta acessar o link.
Pesquisa
O novo posicionamento reforça as características dos produtos fabricados em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, e é dirigida para três públicos distintos: entusiastas (pessoas que gostam de carros e que possuem grande interesse pelo assunto), público em geral (que enxerga os veículos como um meio de locomoção e praticidade) e caminhoneiros (que utilizam veículos profissionalmente).
Para a mensagem da Dunlop chegar até eles, as equipes de planejamento e mídia escolheram canais estratégicos: emissoras de televisão como Discovery Turbo, Discovery Channel e Home and Health, além do SBT, com comerciais durante o programa “Trucão”, idealizado para caminhoneiros; cinema; banners no Google e YouTube e TikTok. “Todos esses canais conversam com os nossos públicos. Inclusive, dados de BI ajudaram a definir os veículos. Os dados mostraram que 35% das compras no e-commerce da Dunlop são feitas por mulheres, daí a nossa opção por emissoras assistidas por elas”, enfatizam Jaqueline Herman e Aloisio Keulbeck, da Agência Forte Apache.