Festival MegaCities ShortDocs escolhe os melhores nacionais

MegaCities Short Docs (MC-SD) – festival internacional de documentários sobre desafios urbanos – está em sua segunda edição no Brasil. A iniciativa é realizada em nosso país por meio da parceria entre a ONG Métropole du Grand Paris, idealizadora do festival, e a marca São Paulo São. Em sua 9ª. Edição na França, o festival foi criado para destacar, através da produção audiovisual, iniciativas que estão ajudando a melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do planeta.

“Num momento em que o nosso mundo está em profunda transformação devido aos avanços tecnológico, econômico, social, ambiental e político, os espaços urbanos cristalizam todos os desafios do nosso desenvolvimento futuro”, comenta Carlos Moreno, diretor científico da ETI em Paris 1 Panthéon-Sorbonne, embaixador do festival MC-SD e criador do conceito de “Cidade de 15 Minutos”, trazido ao Brasil pela São Paulo São.

Participaram da seleção curtas de até quatro minutos de realizadores que vivem nas 35 megacidades do mundo e também dos que residem em cidades com mais de um milhão de habitantes (530 no mundo, 17 no Brasil). O objetivo é encorajar as pessoas a se envolverem e, principalmente, a atuarem em projetos que buscam fortalecer a solidariedade e o respeito ao planeta.

Na etapa brasileira, o júri escolhido pela São Paulo São e integrado por especialistas e convidados ligados ao tema avalia os concorrentes em cinco categorias: Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante e aqueles que se destacaram ao traduzir os temas Crise Climática Urbana, Proximidade Feliz (Cidade de 15 minutos) e Melhor Iniciativa Urbana. 

Dos 80 inscritos nesta edição, 15 são finalistas. Os cinco melhores serão anunciados em cerimônia de premiação exclusiva para convidados, no dia 27 de maio, às 19h, no Cine Reserva Cultural, em São Paulo (SP). No evento serão exibidos os cinco melhores curtas-metragens de 2023/2024 e o Grand Prix do ano. “O concurso é uma grande oportunidade para que, por meio da produção audiovisual, se possa revelar e inspirar novos projetos e iniciativas de impacto positivo nas cidades. Afinal, torná-las mais sustentáveis e justas é essencial para a sobrevivência da humanidade. E isto está muito claro nos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, comenta Maurício Machado, criador da São Paulo São.

Apoios

O evento de premiação da Edição 2023/24 é um oferecimento da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, do Canal MyNews e da O2Filmes. Conta ainda com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, da ESPM – Escola Superior de Propaganda & Marketing, da CCFB – Câmara de Comércio França Brasil, do Consulado Francês e da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade. A TV Cultura e a Rádio Cultura, o canal Curta e Jornal Meio & Mensagem são parceiros de mídia do evento.

A edição 2022

Na oitava edição, em 2022, o curta-metragem brasileiro, “Ecocidade”, a cidade precisa de Agroecologia” de Pedro Urano (São Paulo) ganhou menção honrosa na categoria Proximidade Feliz (Cidade de 15 minutos). They don’t need to know” (Eles não precisam saber), curta da Indonésia, foi escolhido o Melhor Curta da competição global. A São Paulo São e a TV Cultura produziram e exibiram um especial sobre o Festival.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found
Posts relacionados
Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.