Nielsen lança e-book sobre diversidade para acabar com preconceito na comunição

A Nielsen, empresa norte-americana focada em audiência e resultados, lança o e-book “Linguagem da diversidade: desconstruindo vieses para uma comunicação mais inclusiva”. A publicação tem como objetivo servir como um guia rápido e prático para ser consultado cotidianamente para reduzir o preconceito e a discriminação. 

O e-book é uma ação educativa da Nielsen voltada tanto para o público interno quanto externo. É uma iniciativa da vertical de Diversity Equity & Inclusion, que tem como co-chair Ana Claudia Costa e Alexandre Menon. “Ao mudar pequenos hábitos, excluindo termos preconceituosos e ofensivos, contribui-se para a formação de uma comunidade mais diversa, inclusiva, equitativa e respeitosa – valores que são defendidos pela Nielsen”, afirma Menon.

A publicação é dividida em sessões temáticas elaboradas e pensadas por colaboradores voluntários da Nielsen, que pertencem a diversos grupos e causas específicas que são complementares em suas missões-fim. Os temas principais são: sustentabilidade, consciência social, multiculturalidade e regionalismos, respeito entre gerações, comunidade negra, LGBTQI+ e mulheres.

“O e-book traz termos fortes do dia a dia como sugestões, termos em desuso e frases, além de explanações sobre a origem de termos e sugestões de postura para abordagens futuras”, detalha Ana Claudia.

Definições de termos como “Apropriação cultural”, “Discurso de ódio/Intolerância”, “Liberdade de expressão”, “Fenótipo”, “Intolerância religiosa” e “Xenofobia” estão entre as primeiras sessões do e-book, elaboradas pelo grupo Multinational Organization Supporting an Inclusive Culture. Há ainda exemplos de expressões linguísticas utilizadas em todas as regiões do Brasil.

O tratamento correto a pessoas com deficiência é abordado no capítulo elaborado pelo Abled and Disabled Employees Partening Together (Adept). Os termos que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ estão presentes na sessão escrita pela BRG Pride, assim como as expressões preconceituosas e depreciativas que não devem ser utilizadas.

O capítulo escrito pela Sustaining Active Black Leadership and Empowerment (Sable) ajuda na desmistificação de preconceitos com a comunidade negra que se perpetuam através do vocabulário. Outro grupo importante que está contemplado neste manual é o das mulheres, desenvolvido pelo WIN (Women in Nielsen). Nesta sessão, uma lista de expressões machistas é apresentada com o objetivo de garantir o respeito à igualdade de gênero e ao protagonismo das mulheres. 

Há ainda um capítulo sobre sustentabilidade e consciência social elaborado pela Driving Social Action Through Community Volunteering e pela Driving Environmentally Responsible Action Towards Climate Justice.

O e-book de diversidade está disponível para consulta do público em geral no site da Nielsen. E pode ser lido em qualquer plataforma ou leitor digital.

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