Rotina saudável é aliada no combate à falta de disposição

A indisposição para encarar o dia pode afetar as atividades e comprometer o bem-estar. A falta de energia tende a tornar os dias mais difíceis e tarefas simples podem parecer grandes desafios.

Muitas pessoas enfrentam desânimo e falta de vigor físico, mas a boa notícia é que existe uma solução ao alcance de todos: a prática regular de exercícios físicos.

“Identificar a origem é o primeiro passo para superar a falta de disposição. É importante entender as possíveis causas dessa falta de energia. Fatores como estresse, má alimentação, falta de sono adequado e até mesmo questões de saúde podem contribuir para esse problema. Quando ocorre em períodos espaçados e logo vai embora, pode não ser algo problemático, porém, quando essa indisposição é duradoura e acontece com certa frequência, aí sim pode ser algo mais sério.”, afirma Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica. 

Independentemente da forma, o bem-estar é prioridade e, por isso, o ideal para identificar as causas é o acompanhamento com profissionais da saúde. Por isso, ter hábitos saudáveis é fundamental para combater a sensação de falta de energia. Alimentação balanceada, sono de qualidade e hidratação também são medidas importantes.

Com a vida agitada e cheia de momentos imprevisíveis é muito comum que as pessoas abram mão de uma refeição completa e saudável, ou acabem abdicando do sono necessário para recuperar as energias. Por isso, é importante ter uma rotina a ser seguida, com horários definidos e cardápios planejados. Além disso, vale a pena considerar suplementos vitamínicos, sempre sob orientação médica, no caso de alguma taxa estar desregulada. 

Exercícios para recuperar o pique

A prática regular de exercícios físicos é um dos melhores remédios para quem enfrenta desânimo e falta de vigor. 

“As pessoas devem dedicar um tempo do seu dia para prática de atividades físicas, como começar na academia, ou fazer caminhadas na rua. Caminhadas curtas, aumentando gradualmente a intensidade. É possível mudar a rota e conhecer caminhos novos, o contato com a natureza também contribui para a sensação de bem-estar.”, ressalta Marques.

Além dos exercícios, alguns cuidados adicionais podem impulsionar a disposição diária. A especialista explica que esses hábitos devem ser mantidos a longo prazo para garantir uma melhora significativa, como qualidade do sono, alimentação balanceada, hidratação adequada, check-up médico e momentos de relaxamento, como leitura, meditação ou hobbies favoritos.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found
Posts relacionados
Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.