Seminário Internacional FACPCS debate OCPC sobre créditos de descarbonização

O 1° Painel do XX Seminário Internacional FACPCS – Normas Internacionais de Contabilidade e de Sustentabilidade, que será realizado no dia 04 de outubro de 2023, das 09:00 às 10:20, abordará o tema “Orientação Técnica OCPC 10 sobre Créditos de Descarbonização”, que se encontra em Audiência Pública Conjunta do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), até 20 de outubro de 2023 (https://www.cpc.org.br/CPC/Audiencias-e-Consultas/CPC/Audiencia?Id=170). As Orientações Técnicas CPC (OCPC) são normas contábeis emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

O palestrante do painel será Eduardo Flores, Coordenador Técnico do CBPS (Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade) e Membro do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis). Participarão como debatedores: Paulo Roberto Gonçalves Ferreira, Superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria da CVM (Comissão de Valores Mobiliários); e Cristina Fróes de Borja Reis, Subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Danielle de Freitas Torres, Vice-Coordenadora Técnica do CBPS e Membro do Comitê Permanente de Sustentabilidade do GLENIF/GLASS (Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera / Group of Latin American Accounting Standard Setters), será a moderadora do painel.

O evento será realizado on-line, nos dias 04 e 05 de outubro de 2023, das 08:25 às 12:40, em plataforma digital fechada.

O objetivo do encontro é proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (IFRS – International Financial Reporting Standards) e dos relatórios de sustentabilidade (ISSB – International Sustainability Standards Board) no Brasil, das mudanças mais relevantes que estão em andamento e a serem realizadas, além de seus possíveis reflexos.

Nos painéis do evento serão debatidos: OCPC 10 sobre Créditos de Descarbonização; Atualização dos trabalhos do CBPS (Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade), do ISSB (International Sustainability Standards Board) e do IASB com Visão Geral dos Projetos em Andamento com Ênfase em Provisões e Impacto das Mudanças Climáticas nas Demonstrações Financeiras.

O Seminário é uma realização do CBPS (Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade) e do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) com a colaboração das entidades-membros: ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas); ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil); B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); CFC (Conselho Federal de Contabilidade); FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras); e IBRACON (Instituto de Auditoria Independente do Brasil). A FACPCS (Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade) é a organizadora do evento.

São coordenadores do XX Seminário Internacional FACPCS – Normas Internacionais de Contabilidade e de Sustentabilidade: Ana Tércia Lopes Rodrigues, Carl Douglas, Edison Arisa, Eduardo Flores, Guillermo Braunbeck, Haroldo R. Levy Neto, Leandro Ardito, Rogério Mota, Verônica Souto Maior e Zulmir Breda

O XX Seminário Internacional FACPCS já conta com o Patrocínio Master – SMS Latinoamérica; Patrocínio Sênior – Cielo; Patrocínio Pleno – FEBRABAN, Luz Publicidade, Parker Russell e Wulaia Consultoria e Treinamento.

O evento tem apoio institucional: ABEL (Associação Brasileira das Empresas de Leasing); ABRACICON (Academia Brasileira de Ciências Contábeis); ABRACONEE (Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica); ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores); ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade); ANPCONT (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis); CBARI (Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado); CORECON-SP (Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo); FEA-RP/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo); FECONTESP (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo); IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores); SESCON-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo); SINDCONT-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo) e SINDICONT-Rio (Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro). E Apoio Operacional: CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo). Há, também, o apoio de divulgação do Portal Acionista e da Revista RI; e suporte da SB Eventos.

Os participantes receberão créditos nos programas de educação profissional continuada: APIMEC Brasil – 2 créditos; CFC/CRCs – Em credenciamento; e IBGC – 4 créditos. A pontuação e certificado serão concedidos aos participantes que cumprirem no mínimo 75% de participação (6 horas).

Para mais informações sobre a Programação e Inscrições, basta acessar: http://www.eventos.facpcs.org.br/home/XXSeminarioFACPCS

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found
Posts relacionados
Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.