Surfista Italo Ferreira dá pausa no surfe e vai para a TV

O surfista potiguar Italo Ferreira está fora dos Jogos Olímpicos de Paris, mas sua presença foi confirmada na competição de outra maneira. Faltando cem dias para o início dos jogos, a Globo anunciou que o atleta será parte do quadro de comentaristas da emissora na cobertura do evento.

Aos 27 anos, Italo foi medalhista de ouro em Tóquio e se tornou o primeiro campeão da modalidade na história das Olimpíadas. O surfista também tem no currículo o título do circuito mundial, em 2019.

No ano passado, ele não se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris, deixando as duas vagas brasileiras no surfe masculino para Filipe Toledo e João Chianca. Gabriel Medina conseguiu uma posição extra na competição após vencer o ISA Games, disputado em março, em Porto Rico. 

Longe das ondas, Italo está agora incumbido de narrar as manobras nas telas. “Claro que a vontade de estar lá surfando e representando o Brasil é enorme, mas minha torcida daqui vai ser maior ainda. Vai ser um desafio e estou ansioso para levar para os brasileiros todo o meu conhecimento e experiência de ser o primeiro medalhista de ouro do surfe nas Olimpíadas”, garantiu Italo.

Essa não é a primeira vez que o potiguar dá um tempo do surfe profissional para atuar em frente das câmeras. Lançada em 2020, a série “Parque do Italo” registrou o estilo de vida do atleta em sua cidade natal, Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, e foi indicada à categoria de melhor entretenimento esportivo no New York Festivals 2021, nos Estados Unidos.

Por duas temporadas, a série do Canal Off acompanhou a intimidade do atleta, sempre cercado de amigos. “Baía Formosa foi transformada em um grande parque de diversões onde Italo competiu com os amigos em diversas modalidades”, conta João Muniz, cinematógrafo da série.

Especializado em surfe, Muniz soma diversos projetos audiovisuais com Italo, incluindo uma campanha global da World Surf League para a proteção dos oceanos. Segundo o profissional, o surfista tem “um carisma magnético para as câmeras”. “Ele é movido à ação, dentro e fora do mar”, conta o profissional, que registrou Italo em algumas das maiores ondas do mundo, em Nazaré, Portugal.

Agora, a próxima grande manobra de Italo será na tela da Globo, ajudando o público a entender as chances dos brasileiros Filipe Toledo, Gabriel Medina e João Chianca, representantes entre os homens, e Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva, entre as mulheres.

Os Jogos Olímpicos de Paris começam em 26 de julho e vão até 11 de agosto. A Globo terá uma cobertura multiplataforma, com mais de 400 profissionais envolvidos, com 16 equipes de reportagem em Paris e uma no Taiti, país que sedia as competições de surfe.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found
Posts relacionados
Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.