A MAC 2017 de São Francisco Xavier terá exibição de longas e curtas consagrados

Ao todo serão seis filmes, divididos entre longas e curtas metragens. Um deles será “Mil Carolinas, um Brasil”, de Carol Lobo, Mayara Ramos e Beth Costa, que retrata pessoas do Vale do Paraíba que vivem em situações extremas, como fome, preconceito racial e sexual. O filme será exibido em duas ocasiões: nos dias 14 e 28 de julho, às 18h30.

“A Fome”, com direção de Cristiano Burlan será outro longa na MAC-SFX 2017. Ele conta a história de um homem que abandona o seu passado para viver na invisibilidade de São Paulo. “A Fome”, que será exibido dia 21 de julho, às 20h, conquistou prêmio de Melhor Filme, Direção, Fotografia e Ator para Jean-Claude Bernardet no 7º Festival Internacional de Cinema da Fronteira.

Vencedor do festival “É Tudo Verdade 2013” com os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e da Crítica, “Mataram Meu Irmão”, filme de Cristiano Burlan, discute a violência que se faz presente nos bairros da periferia de São Paulo. 
O curta-metragem “Irene” conta a história de Irene, uma senhora que vive reclusa numa casa de campo. Foto: Pepe Mendes / Maria João Filmes.Já na sessão de curtas, o destaque é “Irene”, de Patrícia Galucci e Victor Nascimento, que mostra uma senhora solitária que vive reclusa numa casa de campo. Quando sua neta Nanda decide aparecer inesperadamente para uma visita, junto com sua amiga Ana, a reclusão de Irene é perturbada e ela começa a reviver sentimentos que pareciam estar esquecidos. 

Também serão exibidos outros curtas – “Submundo – Sinédoque de Metalepse”, dirigido por Daniel Mazini, e “À Espera”, de Nivaldo Vasconcelos. Os dias e horários da exibição dos filmes podem ser conferidos na página do Facebook da MAC-SFX 2017.

Outras atrações

Teresa de Almeida Prado e Edes Francesca Dalle Molle em cena. Foto: Divulgação.Além dos filmes, a MAC-SFX 2017 também vai apresentar uma peça de teatro. “Deliciosa Insensatez” é uma comédia de costumes contemporâneos, com esquetes que retratam situações hilárias do dia a dia comentados e costurados por sons e música ao vivo. O objetivo da comédia, que será apresentada dia 7 de julho, às 19h, é fazer com que o público se identifique com as situações apresentadas, e perceba por meio do humor a insensatez que está por trás de várias ações que realizadas habitualmente no cotidiano. 

Já o documentário “Guerra da Independência na Bahia” detalha os conflitos ocorridos na região entre portugueses e brasileiros, que tiveram seu desfecho no dia 2 de julho de 1823 com vitória brasileira e ruptura política entre os dois países. O documentário, que será exibido dia 22 de julho, às 15h, tem narração da atriz Zezé Motta. 

Sobre a MAC-SFX

A MAC-SFX é uma iniciativa independente dos artistas do distrito, que acontece a cada dois anos. Foto: MAC Momentos 2016.Nesta quarta edição da MAC-SFX a estratégia é concentrar todos os eventos nos espaços da antiga fazenda de café para despertar na comunidade a importância da preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico de São Francisco Xavier. Outra inovação foram oficinas de arte, ministradas por artistas convidados, promovendo a troca de experiências e utilizando todos os espaços da área do Casarão. A MAC-SFX é uma iniciativa independente dos artistas do distrito, que acontece a cada dois anos. 

Em sua quarta edição, a mostra já faz parte do calendário de eventos da cidade e vem contribuindo para o fortalecimento da cena artística e cultural regional, bem como do turismo, movimentando a economia local.

O primeiro evento foi realizado há 11 anos quando artistas moradores da cidade se reuniram e apresentaram seus trabalhos nos restaurantes de São Francisco Xavier. Em 2015, o evento tomou corpo e inovou, resgatando o espaço conhecido como Casarão da Fazenda. Naquela edição, as escolas públicas foram convidadas para visitar a exposição e, para surpresa da organização, a maioria nunca tinha tido experiência semelhante. A novidade foi tamanha que os alunos voltaram com suas famílias.

Visite a página do MAC-SFX 2017 no Facebook

***
Com informações de Neusa Spaulucci e Vinicius Novaes / Assessoria de Comunicação da Mostra.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.