A Prefeitura de Barcelona pretende dobrar o número de árvores da cidade até 2020

Linha de ação 1: incrementação dos serviços de saúde. Imagem: Prefeitura de BarcelonaConsiderando que a trama urbana de Barcelona é densa e consolidada, a construção de novos parques urbanos é pouco factível para alcançar a meta. Nesse sentido, o programa reconhece como infraestrutura verde o “conjunto de espaços verdes naturais, árvores, hortas – públicas e privadas – com vegetação natural, agrícola ou sob forma de jardim, que ofereça benefícios aos cidadãos.”

A maior mudança para atingir a meta está sendo feita no zoneamento e infraestrutura da cidade. Serão plantadas árvores no centro de dez dos tradicionais quarteirões de Barcelona (que possuem pátio interior). A cidade também adotou mais restrições a carros e suas ruas principais e avenidas agora recebem a rede de infraestrutura, liberando as calçadas para que sejam mais permeáveis e livres de obras constantes.

Linha de ação 2: melhoria da infraestrutura verde. Imagem: Prefeitura de Barcelona.A criação de infraestrutura verde se concentra nos seguintes pilares: incremento ao serviço de saúde, melhoria para obter mais serviços sócio-ambientais, e co-responsabilidade por parte da população. 

O foco do planejamento das áreas verdes da cidade serão os corredores verdes, que irão ligar bairros e conectá-los a espaços verdes já existentes e também a cinco novos parques. Os corredores lineares serão implementados ao longo da cidade, com muitas plantas e folhagens em suas calçadas, praças e canteiros. Essas florestas urbanas irão coexistir com as construções da cidade e, para que isso aconteça, serão implementados telhados verdes e paredes com trepadeiras e jardins verticais, que cobrirão as áreas descampadas. A cidade também está instalando jardins temporários em terrenos baldios ou à espera de construção na cidade.

Nessa linha, as autoridades comunicaram que até o final de junho será aberto um concurso para coberturas verdes em duas etapas: na primeira, serão selecionadas 50 propostas que contarão, cada uma, com 1.500 € para a elaboração de trabalhos técnicos prévios. Na segunda etapa, dez projetos finalistas receberão até 100.000 € para a execução da propostas. 

Linha de ação 3: co-responsabilidade no cuidado com a vegetação urbana. Imagem: Prefeitura de BarcelonaO Programa de Impulso à Infraestrutura Verde Urbana é a consolidação do Plano para o Verde e a Biodiversidade de Barcelona 2020, lançado em 2012 e que tem o objetivo de “criar uma infraestrutura verde que ofereça os máximos serviços ecossistêmicos em uma cidade onde a natureza e o urbano interatuem e se potencializem.” 

A maior mudança para atingir a meta está sendo feita no zoneamento e infraestrutura da cidade. Imagem: Prefeitura de Barcelona
***
Com informações de Nicolás Valencia no Arch Daily

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.