Alcoólicos Anônimos passam a atender dependentes com a ajuda de robô nas redes sociais

O nome da página é “Amigo Anônimo” e, é claro, também irá manter o anonimato de quem entra em contato. De acordo com os AA, a proposta é ajudar no momento de quase recaída: informa sobre grupos de atendimento de emergência e também orienta amigos e familiares de dependentes. As interações procuram motivar as pessoas a irem pessoalmente para o atendimento completo. O próprio sistema fornece os horários e os endereços mais próximos.

Em menos de 48h, a página recebeu mais de 20 mil curtidas e 70 mil acessos, de acordo com dados do Facebook. Todo o sistema foi construído com base nos depoimentos – e na necessidade de resposta – descrita pelos participantes dos grupos de conversa. Entre as pessoas que acessaram a ferramenta neste primeiro dia, 40 já reverteram em ligações de ajuda.

“Muita gente começa a beber jovem e o alcoolismo vai acarretar mais pra frente. E onde estão os jovens? E onde está todo mundo? Na internet. Vamos pegar os 70 anos de experiência dos AA e colocar isso numa ferramenta pra ajudar outras pessoas”, disse Fernando Palandi, diretor de arte da agência J. Walter Thompson responsável pela comunidade.

Com o novo robô, os AA esperam ter mais contato com o público jovem, que tem menos conhecimento sobre as reuniões de dependentes, e as mulheres, que enfrentam mais preconceito quando buscam ajuda no combate ao alcoolismo.

 

Pessoas poderão enviar mensagens pelo Facebook e receber respostas. Foto: Álcoólicos Anônimos / Divulgação.

“Os AA têm mais de 5 mil grupos no Brasil, uma média de 12 mil reuniões semanais, mas nós não conseguimos atingir o grupo jovem e, principalmente, essa demanda que a gente vê do alcoolismo feminino, que é muito escondido e que sofre um grande preconceito na sociedade. Basta você ir nas salas de reunião de AA e ver que há muito mais homens do que mulheres. Essa forma digital deve atingir esse público”, disse Jaira Adamczyk, psicóloga e presidente da junta de serviços gerais dos Alcoólicos Anônimos.

O desenvolvimento do serviço é uma parceria entre a J. Walter Thompson, agência responsável pelas ações de comunicação da entidade, o Facebook e a Movile, que desenvolveu a ferramenta.

***
Por Carolina Dantas no G1.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.