Alemanha e França anunciam rota para veículos autônomos

“Fabricantes poderão testar a conectividade de seus sistemas, por exemplo, quando as pistas ou os limites de velocidade mudam na fronteira”, disse o ministro alemão dos Transportes, Alexander Dobrindt, após encontro com seu homólogo francês, Alain Vidalies.

“Queremos estabelecer padrões mundiais para essa tecnologia-chave por meio da cooperação entre os dois maiores produtores de automóveis da Europa”, acrescentou Dobrindt.

A rota transfronteiriça permitirá testar a comunicação sem fio 5G, manobras automáticas, como frear, e sistemas de emergência, entre outras coisas, anunciou o ministério.

A Alemanha, país de gigantes da indústria automobilística, como Volkswagen e BMW, já estabeleceu uma série de zonas de testes para veículos autônomos, mas esta será a primeira rota que cruzará a fronteira. O Ministério dos Transportes disponibilizou 100 milhões de euros para os projetos.

Os testes são realizados num momento em que a Alemanha tenta alcançar empresas como Tesla, Uber e a Alphabet, proprietária da Google, no novo setor, visto como o futuro do automobilismo. A expectativa é que especialmente caminhões autônomos transformem o transporte rodoviário nos próximos anos.

***
Fonte: Deutsche Welle.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.