Alfred Hitchcock, o mestre do suspense, ganha mega exposição no M.I.S.

A exposição busca traçar um panorama da vida e obra do diretor por meio de uma expografia imersiva e interativa, que tem como conceito levar o visitante a um set de filmagem.

Grace Kelly, James Stewart e Alfred Hitchcock na filmagem de "Rear Window". Imagem: Paramount Pictures.

Através da longa filmografia de Hitchcock, o público pode conhecer os diversos aspectos e elementos que tornaram suas obras audiovisuais grandes sucessos e de inquestionável vanguardismo técnico e artístico. Hitchcock se ocupava de todas as etapas e processos de seus filmes, desde o argumento inicial ou pré-roteiro até a finalização e edição dos filmes, passando pela direção de arte, direção de fotografia e até indicação de como seria o design do pôster e seu plano de divulgação. Este domínio pleno e controle de todas as etapas da feitura de seus filmes estão presentes na mostra, que apresenta ao público um cineasta completo e preocupado com cada detalhe de suas produções.

 "North by Northwest" (“Intriga Internacional”) estreou nos cinemas em 1959 e tem Cary Grant como protagonista. Imagem: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM).

A exposição conta com itens originais de instituições internacionais como o Acervo Marc Wanamaker | Bison Archives (Hollywood, California/EUA) e a Biblioteca Margaret Herrick, de Los Angeles, detentora do acervo da  Academy of Motion Pictures and Sciences (responsável pela entrega dos prêmios Oscar).

Cartaz promocional de "The Birds" (Os Pássaros", 1963) com Tippi Hedren. Imagem: Universal Pictures.

Sequência para a montagem da cena do banho com Janet Leigh no filme "Psycho" ("Psicose", 1961). Imagem: Universal Pictures.

A biblioteca conta com uma grande coleção pessoal de fotos e manuscritos de Alfred Hitchcock, doados pela única filha do cineasta, Patrícia Hitchcock, e por sua neta, Tere O’Connell Nickel. O museu também garimpou peças em acervos pessoais como do pesquisador Carlos Primati, e de instituições como a CEDOC TV Cultura, Timothy Hughes Rare Newspapers e Acervo Walter Reuben.

Desenhos da sequência de abertura do filme "Vertigo" ("Um Corpo Que Cai"), criada pelo diretor de arte Saul Bass (1958). Imagem: Reprodução.

Entre os itens selecionados pela curadoria estão fotos, manuscritos, storyboards, croquis de figurinos, cartazes e materiais de divulgação dos filmes, como kits de imprensa e lobby cards (fotos de porta de cinema ou cartazetes), matérias de jornais e revistas e diversos outros elementos, além de material audiovisual, como, por exemplo, trechos de filmes do início da carreira do diretor.

O Mestre

Marca registrada indefectível de Hitchcock é sua própria presença, sorrateira, em 39 de seus 52 filmes. Imagem: Metro-Goldwyn-Mayer.

Alfred Hitchcock (1899-1980) foi um diretor, produtor e roteirista britânico cuja carreira cinematográfica durou de 1919 a 1976. Depois de mais de uma década como um dos principais diretores na Inglaterra, Hitchcock emigrou para os Estados Unidos em 1939. Na década de 1940, fez filmes como A sombra de uma dúvida/Shadow of a doubt (1943) e Quando fala o coração/Spellbound (1946), e na década de 1950 dirigiu, entre outros, Pacto sinistro/Strangers on a train (1951), Janela indiscreta/Rear window (1954), Um corpo que cai/Vertigo (1958) e Intriga internacional/North by Northwest (1959). Hitchcock teve seu maior sucesso comercial com Psicose/Psycho (1960) e depois mudou-se para a Universal pelo resto de sua carreira, dirigindo filmes como Os pássaros/The Birds(1963) e Frenesi/Frenzy (1972). Hitchcock foi indicado pela Academia cinco vezes na categoria de Direção.

Serviço

Exposição Hitchcock – Bastidores do suspense
Data: 13 Julho a 21 Outubro.
 – Museu da Imagem e do Som.
Avenida Europa, 158, 01449-000.
Telefone (11) 2117-4777.

Programação paralela

13/7: Sexta-feira 13 – Maratona Hitchcock
16/7—27/8: Curso: O cinema de Alfred Hitchcock

***
Da Redação, com informações do M.I.S. – Museu da Imagem e do Som.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.